Os profissionais conheceram o serviço e acompanharam as visitas aos pacientes na capital tocantinense
Luciana Barros/Estado do Tocantins
O serviço de Atenção Domiciliar (SAD), com equipes multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMAD) do programa Melhor em Casa, que funciona no Hospital Geral de Palmas (HGP), recebeu na terça-feira, 13, a equipe do município de Gurupi, sul do Estado. Na ocasião, os profissionais conheceram o serviço e acompanharam as visitas aos pacientes em Palmas.
O SAD/EMAD é uma política nacional de saúde, que foi institucionalizado com o intuito de desospitalizar pacientes que estejam clinicamente estáveis, mas necessitam ainda de acompanhamento da equipe multiprofissional.
“Atualmente, com 150 pacientes, o SAD de Palmas é referência para o Estado. Recebemos a visita da equipe de Gurupi que veio buscar conhecimento com os profissionais de Palmas, que já fazem esse atendimento há mais tempo. Para a equipe de Palmas é um prazer e uma grande satisfação poder receber os profissionais e que possamos contribuir com o SAD de Gurupi para que possam levar para o município novas ideias, fluxos, protocolos ou experiências que possam expandir o programa e beneficiar um maior número de pacientes”, ressaltou a coordenadora do SAD, Maria das Graças vieira Rios.
A enfermeira de Gurupi, Dayanne Kallinne Brasil enfatiza “a troca de conhecimentos é algo imprescindível para a melhoria de qualquer serviço principalmente no que se refere às ciências da saúde, em que profissionais mais bem preparados e com práticas diversas conseguem proporcionar melhores condutas junto aos seus pacientes. Nesta data pudemos observar de perto como funciona esse serviço, que já é referência no Estado do Tocantins, e com isso buscamos melhorar o nosso serviço atentando às boas práticas que hoje puderam ser observadas. Com isto em mente, novamente só nos resta agradecer e deixar registradas nossas satisfação e alegria com a atenção que nos foi dispensada”,
A equipe do SAD é lotada no HGP e 98% dos pacientes atendidos pelo programa são desospitalizados da unidade e os demais são do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e hospitais privados que possuem leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).