Por Niceia Menegon – Ascom Semus
A partir da próxima segunda-feira, 06, os pontos para fazer teste rápido de Covid-19, na rede pública de saúde de Gurupi, contará com mais seis locais, além da UPA24h. A ampliação da oferta de testagem gratuita visa prevenir a lotação da UPA24h, devido ao aumento na procura de testagem para Covid-19 nos últimos dias.
“Percebemos uma elevação na busca por testes de Covid-19 na UPA. Por isso, juntamente com as equipes, planejamos ampliar a oferta de testagem, estendendo para algumas UBSs a fim de evitar aglomeração e transtorno, tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes”, explica o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes. “É também uma forma de facilitar o acesso à testagem gratuita para a população”, complementa o secretário.
Segundo o secretário, outra percepção é com um aumento nos índices de casos positivos, o que segue em alta conforme a média estadual e nacional. “Estamos acompanhando o cenário de contaminação, todas as medidas possíveis serão implementadas. Mas é necessário que as pessoas mantenham a vacinação em dia e continuem com as medidas de proteção, como o uso de máscaras”, frisa Sinvaldo.
A partir da próxima semana, quem precisar realizar o teste rápido para Covid-19 na rede pública de saúde, gratuitamente, poderá se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde, das 07h às 17h.
Confira quais serão as UBSs com oferta de testagem:
1. UBS Rosendo, Rua Erlandson Leitão Brito (Antiga Rua 15), Qd 175 – Centro;
2. UBS Vila Nova, Rua 03, Qd 03, Lt 07 – Aeroporto II;
3. UBS São José, Rua Alicante, Qd 18, Lt 10 S/N – Jardim Sevilha;
4. UBS Sol Nascente, Av. Sergipe, N° 2452 (Em frente à Praça da Bíblia) – Jardim Eldorado;
5. UBS Pedroso, Av. Rua K Padrão, N° 16137-A;
6. UBS Campo Bello, Rua 09, Qd 51;
7. UPA24h, Jardim São Lucas
Quando testar?
A orientação é estar dentro dos critérios clínicos com sintomas leves ou moderados de síndrome gripal. Neste quadro, recomenda-se que o teste para Covid-19 aconteça a partir do 4º dia de sintomas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais, bem como desconforto respiratório. Ainda na rede pública de saúde, no caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverá se dirigir à UPA24h.
Prevenção
A Secretaria de Saúde reforça a todos que a prioridade deve ser a vacina! Todas as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o cartão de vacina. Respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento adequado.