Por Leilane Macedo – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
Os moradores do Setor Industrial tiveram uma manhã especial e participaram de várias ações ofertadas pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher e do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Vila Nova.
As atividades foram realizadas nesta quinta-feira, 09, e fazem parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que oferta ações socioassistenciais de prestação continuada. A população pôde cortar o cabelo, fazer a unha, participar de palestras sobre geração de emprego e renda, atualizar o Cadastro Único e ainda levar seus animais de estimação para fazer teste rápido de Leishmaniose/calazar e castração.
Regina Alves de Freitas, moradora do Setor Industrial, aproveitou para cuidar da beleza e fez a unha. “É uma oportunidade boa para quem mora nesta comunidade, porque é um lugar distante, de difícil acesso para gente ficar indo pro Centro da cidade. É muito bom para nossa comunidade”.
Presente na ação, a Prefeita Josi Nunes ressaltou que um dos focos da gestão é descentralizar as ações realizadas pelo município. “Um dos nossos objetivos é levar os serviços para mais próximo da comunidade. Hoje trouxemos estes serviços da área da Assistência Social e ações de conscientização, foi possível também realizar ações, como corte de cabelo e manicure, buscando melhorar a autoestima da população”, frisou a prefeita.
O secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Valdeci Júnior, afirmou que mais ações como esta serão realizadas em outras regiões da cidade. “A pedido da nossa prefeita Josi Nunes e do nosso vice-prefeito Gleydson Nato estamos atendendo aos moradores do Setor Industrial com todos os serviços oferecidos pela Secretaria. O nosso objetivo é dar todo apoio assistencial não só aqui no Industrial, mas também em outros bairros. Em breve estaremos levando esta ação para outros setores. A assistência social de Gurupi estará mais perto da comunidade”, disse Valdeci Júnior.
Entre os parceiros desta ação estão o Centro de Integração e Promoção Humana Teresinha Ribeiro de Lima, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, e o Sistema Nacional de Empregos – SINE.
Mais benefícios
A comunidade do Setor Industrial também será assistida pela Secretaria Municipal do Idoso que vai implantar, a partir de agosto, o Grupo de Convivência dos Idosos. “Eles terão toda a nossa assistência com fisioterapia, educação física, a parte de integração, entre outras ações que serão realizadas aqui no bairro, trazendo para mais perto desses moradores os serviços que são disponibilizados também em outras regiões”, declarou o Diretor do Idoso, Vinícius Martins.