sexta-feira, 1 novembro, 2024

Diretores escolares compartilham experiências em seminário internacional realizado em Brasília

São experiências com as ações do projeto Busca Ativas, com a gestão participativa, com o conselho de classe atuante e com o acolhimento

Josélia de Lima/Governo Tocantins

 

Com o objetivo de compartilhar experiências exitosas referentes ao ensino e à aprendizagem, seis diretores escolares do Tocantins estão em Brasília participando do Seminário Internacional de Mentoria de Diretores: troca de saberes e experiências entre pares. São eles: José Antônio Aguiar Gama, da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, de Palmas; Bruno Rodrigues Rosa, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, de Paraíso do Tocantins; Tatiane Maria Padilha Targino, da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, de Augustinópolis; Maurizan Lemos, da Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos, de Miracema do Tocantins; Priscila Arataque Lomazzi, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, e Irene Alves, do Colégio José Carneiro Brito, de Tocantinópolis.

Também está participando do seminário, a professora Lêda Maria Tomazi Fagundes, gerente de Gestão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O seminário internacional será realizado de segunda a quarta-feira, 27 a 29, de forma híbrida.  Para quem vai participar de forma virtual, o acesso será pelo Youtube, no canal do GEPESC: https://www.youtube.com/c/GEPESCJá o grupo presencial estará reunido no Edifício Capes.

O seminário iniciou nesta segunda-feira, com a palestra do professor José Roberto Ribeiro Júnior, da Secretaria de Educação Básica do MEC e da professora Maria Cecília Luiz, representando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Eles abordarão a formação de diretores escolares: projeto mentoria e cooperação em gestão escolar.

O evento faz parte de uma formação do Programa Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar, que promove aperfeiçoamento e a reflexão sobre a importância das trocas de saberes ocorridas durante as práticas realizadas na escola. O seminário está sendo promovido pela Universidade Federal de São Carlos e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Experiências do Tocantins

As experiências dos gestores foram publicadas nos Anais do Seminário Internacional e no Banco de Dados do MEC. O gestor José Gama apresenta a experiência de Gestão e alinhamento pedagógico. “Falar nas vivências que nós levamos para os espaços da escola é falar também da nossa formação contínua em serviço, pois cada encontro em grupo com os colegas diretores contém a essência humana, suas contradições, anseios, experiências e descobertas. Por isso, o contato que temos com a leitura é uma das maneiras de nos confrontarmos com os diferentes a nós, é também, o nosso amadurecimento psicológico e intelectual, levando-nos a uma interpretação mais crítica das nossas vivências e desenvolvendo as habilidades cognitivas e a criatividade. Destaca-se a metodologia a qual inclui encontros semanais com a equipe da escola”, frisou o diretor José Antônio Aguiar Gama.

O diretor Bruno Rodrigues Rosa destacou o trabalho realizado com o Conselho de Classe e a Perspectiva da Cultura Colaborativa; Maurizan Lemos destacou as Estratégias exitosas para envolver as famílias no processo ensino e aprendizagem; Priscila Arataque Lomazzi escreveu sobre as Reuniões de fluxo; a gestora Irene Alves, frisou a Gestão com um olhar acolhedor, interativo e inclusivo e Tatiane Maria Padilha Targino destacou a Escuta Ativa: fala que eu te escuto.

O diretor Maurizan Lemos, que assumiu a gestão escolar em tempos de pandemia, buscou o apoio das famílias dos estudantes para reduzir os casos de indisciplina e de evasão escolar. “Inicialmente promovemos reuniões com os representantes desses alunos, com o objetivo de despertar a responsabilidade da família com a escola e, em seguida, promovemos visitas às residências dos estudantes, como parte do projeto Busca Ativa”, afirmou o diretor.

Maurizan Lemos ressaltou também a importância da formação para o aperfeiçoamento do trabalho dos diretores escolares. “Essa formação me auxiliou significativamente na busca da superação dos desafios encontrados”.

Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

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