Profissionais do Hospital Sírio-Libanês (HSL) têm dado o suporte para implantação do projeto
Dayana Nascimento/Estado do Tocantins Finalizou nesta quinta-feira, 07, a segunda fase do projeto Fortalecimento de Contratualização e Regulação com Hospitais Públicos. No Tocantins o projeto está sendo desenvolvido inicialmente nos Hospitais Regionais de Araguaína (HRA) e de Augustinópolis (HRAUG).
A iniciativa é realizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), e tem como objetivo aprimorar a regulação da atenção à saúde, passando pelo processo de contratualização dos serviços prestados às unidades, até à efetividade dos atendimentos destinados aos usuários SUS. A ação tem sido executada pelas especialistas em Projetos do Hospital Sírio-Libanês (HSL), Maria Tereza Franco e Paula Ruiz.
De acordo com a especialista do HSL, Maria Tereza Franco, “a intenção do projeto é trabalhar conceitos e instrumentos de contratualização destes dois hospitais, disponibilizando assim ferramentas para Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) fazer a contratualização com as demais unidades hospitalares”. Paula Ruiz destacou o compromisso da equipe com o projeto, “hoje tivemos uma reunião muito produtiva e estamos muito satisfeitos com o andamento do projeto, todos os envolvidos tem se empenhado bastante para que o fortalecimento das áreas de Regulação e a Contratualização aconteça”. A Diretora do HRAUG, unidade piloto do projeto, Cristiane Uchoa, destacou a importância dessa contratação para a unidade, “o projeto tem sido muito importante para nossa região, pois assim podemos fortalecer as ferramentas de desenvolvimento das pactuações entre a SES-TO e unidades hospitalares”. Entenda No Tocantins o projeto iniciou em abril de 2022 e teve sua primeira visita nas unidades, a ser desenvolvido o projeto, em maio de 2022. Este projeto está sendo desenvolvido em unidades hospitalares de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal e tem como objetivo o fortalecimento da gestão e da assistência para que os serviços de atenção à saúde sejam contratualizados e regulados. As unidades que aderirem ao projeto visam melhorar a construção, monitoramento, eficiência e efetividade dos contratos entre a gestão e as unidades hospitalares e fortalecimentos dos processos de regulação.Fotos – Laiany Alves – Estado do Tocantins