Por Zacarias Martins
Pela égide da Editora Veloso, o delegado de polícia, o vereador e agora poeta, Tiago Daniel de Moraes, marcou a sua estreia-solo no mundo da literatura com o lançamento do livro Primeiros Poemas, durante uma noite de autógrafos memorável, que aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, no dia 22.
Veia poética
Estivemos prestigiando o acontecimento literário que contou com a presença de um expressivo público, ávido para conhecer um pouco mais da veia poética que emana dessa ilustre figura da comunidade tocantinopolina. E já nos primeiros poemas lidos, constatamos a grande proeza de Tiago Daniel de Moraes em transformar palavras comuns em magias verbais.
Evolução interessante
A obra contém nove capítulos, divididos por produções poéticas criadas dos 13 aos 22 anos de idade do autor, permitindo-nos acompanhar essa sua trajetória literária desde a adolescência até aos dias atuais, numa evolução deveras interessante.
Credenciais do autor
Tiago Daniel de Moraes é paulista de Ribeirão Preto, mas reside em Tocantinópolis, no norte do Tocantins há mais de 16 anos. Formado em Direito, é Delegado de Polícia e vereador em Tocantinópolis. Ele também foi o mais votado para vereador. No campo literário tem trabalhos publicados no “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins“, nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2019, bem como, na “Antologia Veloso de 2017” e na antologia “Acalanto em Prosa e Versos“, de Araguaína. É verbete no livro “Literatura Tocantinense – Entrevistas“, obra organizada pelo professor Pedro Albeirice, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, contendo cinco volumes.