O evento teve como objetivo levar a informação, discussão e a conscientização sobre medicação segura
Bruno Lacerda/ Estado do Tocantins
Foi realizado na sexta-feira, 16, no Hospital de Referencia de Gurupi (HRG), o II Seminário de Segurança do Paciente, em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança da unidade hospitalar e teve como objetivo levar a informação, discussão e a conscientização sobre medicação segura.
Durante todo o mês de setembro serão realizadas atividades alusivas ao tema, dentre elas estão uma oficina de Cálculo e Diluição de Medicamentos e uma blitz informativa setorial sobre o tema ‘Treze acertos da administração de medicamentos’. Os eventos tem um caráter educativo e de conscientização para uma prática assistencial mais segura aos pacientes internados no HRG.
O coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança, Francícero Rocha Lopes, relata que “neste ano teremos mais ações que envolvem o tema ‘Medicação Sem Dano’, pois o mesmo adquire alta relevância considerando o alto índice de eventos adversos relacionados aos erros voltados a ministração de medicamentos”.
“Estas medidas quando realizadas de forma segura através dos profissionais de saúde, devem seguir protocolos específicos e barreiras de segurança, acabam por prevenir eventos adversos, salvando assim valiosas vidas”, explicou o diretor geral do HRG, Fernando Mota.