Por Niceia Menegon – Ascom Semus
Fotos: Arquivo Secom Gurupi
O mês de outubro é marcado por ações de conscientização e combate ao câncer de mama e de colo do útero. E com o objetivo de estimular a prevenção e detecção precoce dos principais cânceres que acometem as mulheres, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Clínica da Mulher, irão intensificar o fluxo de atendimento às mulheres, com exames de prevenção, palestras, testagens, mamografia, entre outros.
“Uniremos forças aqui na Secretaria de Saúde para proporcionar um mês de outubro intenso, focado na saúde feminina e na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Nosso Outubro Rosa foi planejado com intensificação das atividades voltadas para alcançar o máximo de mulheres possível”, pontuou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Dynysflayth Moira Amorim Lima, busca sensibilizar e chamar a atenção das mulheres gurupienses para participar da campanha do Outubro Rosa na rede pública municipal de saúde, além de refletir melhor sobre a sua saúde e o auto cuidado. “A Campanha do Outubro Rosa proporciona uma reflexão e traz um alerta para as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce que, quando é feito, aumenta as chances de cura de um câncer. Hoje, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm chances de cura”, explicou Dynis.
Programação
Na próxima quarta-feira, 19, as UBS’s funcionarão em caráter especial, das 7h às 19h, com o objetivo de atender especialmente mulheres para realização de consultas e encaminhamento para atendimento especializado na saúde da mulher.
As consultas e exames especializados em ginecologia e mastologia são realizados o ano todo, mas neste dia, as mulheres que buscarem atendimento médico nas UBS’s serão encaminhadas diretamente para um médico ginecologista ou mastologista, sem a necessidade de passar pela Regulação Municipal. O procedimento dos atendimentos será flexibilizado para agilizar e incentivar o acesso aos serviços gratuitos de saúde.
Já nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, a Clínica da Mulher oferecerá uma programação especial focada na realização das consultas especializadas como ginecológicas, exames preventivos de colo do útero (Papanicolau) e realização de mamografia.
“Nosso intuito é quebrar o medo das mulheres em realizar os exames, principalmente a mamografia. Por isso, todos os dias faremos algo especial, mas o ponto alto serão os dias 20 e 21. A ideia é acolher as mulheres com alegria e descontração, para tornar esse momento mais atrativo e tranquilo”, explicou a coordenadora da Clínica da Mulher, Dynysflayth Moira Amorim Lima.