Por Niceia Menegon – Ascom Semus
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
As ações da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Clínica da Mulher, possibilitaram a realização de quase três mil procedimentos, entre consultas e exames. Foram três dias com atividades intensas e fluxos de serviços facilitados com o objetivo de estimular os cuidados com a saúde da mulher.
Com caráter preventivo, as atividades da Campanha Outubro Rosa foram intensificadas nas UBS’s e Clínica da Mulher, nos dias 19, 20 e 21, sem a necessidade de agendamento. Foram realizados atendimentos como consultas clínicas, ginecológicas e com mastologista, além da realização e coleta de exames, encaminhamentos para mamografias, ultrassom da mama, citologias e, também, com palestras e orientações sobre o autocuidado aos pacientes que aguardavam ser atendidos.
Na Clínica da Mulher, ao todo foram realizados 2.889 atendimentos. Foram 100 mamografias, 61 coleta de citologia, 24 consultas com ginecologista e 160 exames de ultrassonografia. “Atualmente, em Gurupi, não existe fila para mamografia e as consultas especializadas seguem um fluxo normal. A campanha do outubro rosa está no fim, mas as atividades permanecem continuamente”, frisou a coordenadora da saúde da mulher, Dynysflayth Moira Amorim Lima.
A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou do encerramento da programação especial da Campanha Outubro Rosa, que aconteceu na última sexta-feira. Josi incentivou e parabenizou a realização das ações de conscientização e atendimento das mulheres.
“Todos os anos o outubro rosa nos chama a atenção para os cuidados com a nossa saúde, que devem ser permanentes, mas este mês é emblemático. Temos estrutura e profissionais excelentes para o atendimento das mulheres, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a oferta de serviços e a valorização dos profissionais que cuidam da saúde dos gurupienses”, celebrou a Prefeita.
As voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Gurupi, também estiveram presentes, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e os serviços que a Liga de Gurupi realiza no acompanhamento das pacientes oncológicas. “Quando as mulheres diagnosticadas precocemente e com o tratamento adequado, 95% dos casos de câncer de colo do útero podem ser curados”, explicou Maria de Fátima Nassif, presidente da Liga.
A jovem Larissa Vasconcelos, 21 anos, buscou atendimento preventivo. “Vim me cuidar porque estou sabendo que o câncer de mama está sendo diagnosticado em mulheres mais novas, entre 20 e 21 anos. Não é porque sou nova que não tenho chance de desenvolver o câncer. Afirmar que o câncer acomete só mulheres com mais idade é mito”, disse Larissa.
Toque de beleza
As pacientes que buscaram atendimento na Clínica da Mulher nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, também contaram com alguns serviços de beleza. As pacientes puderam cortar o cabelo, fazer escova, maquiagem e unha.
“Já vou sair de cabelo cortado, que maravilha. Eu estava precisando mesmo!”, comemorou satisfeita a dona de casa Santana dos Reis, 57 anos, que além do exame que foi fazer, retocou o visual.
As atividades de beleza contaram com a parceria da equipe do Centro de Integração e Promoção Humana, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que promove cursos na área da beleza, como de cabeleireira, maquiagem, manicure e pedicure, entre outros.
Cuidados sempre
Apesar da campanha do Outubro Rosa ter sido encerrada, os atendimentos na rede pública de saúde de Gurupi permanecem continuamente. As mulheres podem procurar a UBS mais próxima de sua residência para consultas clínicas. Havendo necessidade de atendimento especializado, ela será encaminhada para a Clínica da Mulher.
Os exames seguem o mesmo fluxo, a partir das UBS. No entanto, após a coleta de citologia, há um tempo de espera para a análise laboratorial, cerca de 30 dias.
Seja qual for o mês, o importante é se cuidar e se prevenir, pois o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.