Por: Leila Novais
Escola Cívico Militar Hercilia Carvalho recebe ações educativas desenvolvidas pela professora Zenaide
A Escola Estadual Cívico Militar Hercilia Carvalho da Silva recebeu a Professora Zenaide Dias que está com um trabalho que envolve a juventude gurupiense, com as ações educativas.
Projeto de vida: Qual sua escolha?
Com esse tema a Professora Zenaide Costa vem trabalhando nas escolas e outras instituições. Dando sequência ao programa, ela foi recebida na Escola Estadual Cívico Militar Hercilia Carvalho da Silva que participou das ações educativas desenvolvidas por ela.
Encerrando das atividades desenvolvidas dentro do Programa Federal PAM, no semestres, a convite das coordenadoras do programa na UE, Professoras Eliane e Nádiane, a Professora Zenaide ministrou uma palestra tendo como referencia os valores a serem desenvolvidos no âmbito da Família com vistas a impactar de maneira positiva a sociedade.
Para a Professora Zenaide, esses momentos além de contribuir com o plano de trabalho da Unidade Escolar, propícia uma reflexão crítica da sociedade onde os jovens encontram-se inseridos.
Para a Professora Eliane, o objetivo foi atendido pois as dinâmicas prendem a atenção dos adolescentes e os levam a pensar sobre suas escolhas de Vida.
É importante que os alunos participem desses projetos que vão propiciar vivências e experiências para que elas olhem para a vida delas e percebam que existem formas de superar suas vulnerabilidades.
Sobre o PAM (Programa Pátria Amada Mirim)
O PAM é um programa de educação ambiental com o objetivo de promover a conservação e restauração do meio ambiente, integrando competências e habilidades previstas nas diretrizes e nos documentos curriculares do território, por meio do Governo Federal. Um total de 40 escolas, de 20 municípios estão sendo beneficiadas pelo programa, alcançando mais de 1,3 mil alunos do 6° ao 9° ano da rede estadual de ensino, que receberam material didático e bolsa de R$ 100 mensais por seis meses.
O PAM selecionou 140 servidores por meio de processo seletivo. Esses profissionais também receberam bolsas para exercerem atividades como coordenadores locais, tutores pedagógicos e manipuladores de alimentos.
A metodologia escolhida é a de sala de aula invertida e ensino híbrido. Nesse método, o conteúdo é estudado em casa e as atividades são realizadas nas escolas, nos contraturnos das aulas regulares e/ou aos sábados, sendo dois encontros por mês, com carga horária de 4 horas semanais. As dinâmicas alternam a ministração do material didático e a gamificação (jogos) com o uso de tablets.
Informações sobre o PAM (Cristiano Viana/Governo do Tocantins)