Por Zacarias Martins
Nesta quinta feira, primeiro dia do mês de dezembro os alunos da Escola Municipal Santa Rosa, localizada no Povoado Água Amarela, zona rural do município de Araguaína foram agraciados com uma movimentada Roda de Conversa Poética, ministrada pelo professor e poeta André Goveia de Tocantínia. Ele esteve na escola a convite da Poeta e Coordenadora Pedagógica Leny Dias.
Numa linguagem simples e com seu jeito carismático, usando várias dinâmicas, o poeta conseguiu o envolvimento e a participação da plateia durante sua apresentação. Goveia vem se destacando como gestor da educação municipal de Tocantínia pelo desenvolvimento exitoso do Projeto Leitura Viva de incentivo à leitura e a produção textual que conseguiu despertar nos alunos o prazer pelo salutar hábito da leitura.
Sobre a Unidade Escolar
A Escola Municipal Santa Rosa conta atualmente com 74 alunos distribuídos em sete turmas multisseriadas, um quadro de funcionários composto pelos professores Cleudimara Alves, Welber Alves, Ruth Bandeira e Ana Maria, que é a responsável pela Unidade Escolar, além das assistentes Raquel e Keila e a merendeira Maria Madalena.
Além disso, a escola conta com o apoio pedagógico e financeiro da Diretoria das Escolas do Campo, geridos pela professora Cristiane Palmeira Souza Barbosa e da coordenadora pedagógica Edna Castro e demais funcionários da tão querida e batizada EquipeZona. Devido à sua localização e também pela equipe muito comprometida e dinâmica, a escola vem sendo privilegiada com as realizações de eventos e projetos de grande impacto como essa Roda de Conversa Poética com o poeta André Goveia.
Roda Poética Magnífica
Responsável pela Unidade Escolar, a professora Ana Maria Morais Teixeira externou sua satisfação com a visita do poeta André Goveia. “Foi uma Roda de Conversa Poética de forma magnífica no sentido que, a educação é o caminho da equidade e vimos da mais bela forma poetizando, com esse querido escritor que conseguiu a proeza de despertar inspirações não somente no corpo discente, mas também, no corpo docente de nossa escola”, destacou a professora, que fez questão de agradecer a presença ilustre desse poeta tocantinense no seio escolar.
Sonhos possíveis
A Gestora das Escolas do Campo, Cristiane Palmeira de Sousa Barbosa falou da importância da leitura e da escrita, lembrando aos alunos que o poeta André Goveia também já foi criança, e que assim como elas, tinha sonhos, sendo que um deles era o de escrever livros. E ressaltou que o motivo desse poeta está ali naquela Roda de Conversa era para dizer às crianças que sonhos como estes são possíveis de serem realizados.”
Mensagem cativante
Por sua vez, a Coordenadora Pedagógica Edna Castro disse que André Goveia veio abrilhantar essa manhã por meio de uma roda de conversa que tinha se transformado em um momento gratificante. “Com sua mensagem lúdica e cativante, André Goveia fez com que os alunos se sentissem empoderados. Nossas crianças saíram realizadas e com perspectivas de sonhos de serem escritores também”, afirmou a Coordenadora.
Novos conceitos
Para a Professora Cleudimara Alves, esse evento foi de grande valia, pois proporcionou um momento ímpar aos alunos das escolas do campo. “A Roda de Conversa com esse destacado poeta trouxe aos nossos alunos novos conceitos a respeito de poesia, bem como, para nós do corpo docente, uma didática mais lúdica e que contemplou dois tipos de públicos: o Fundamental I e a Educação Infantil que demonstraram interesse nessa temática diferenciada”, destacou a professora que aproveitou para parabenizar os organizadores dessa iniciativa.
Credenciais do autor
Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade UFT/UMA, além de Pedagogo, Especialista em Gestão Educacional e Metodologias de ensino, Licenciado em Letras, Mestrando em Educação. O autor também é Articulador Municipal do Selo Unicef e Secretário Municipal de Educação de Tocantínia, bem como, Membro-Correspondente da Academia Gurupiense de Letras e da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense. Participou do “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins”, nas edições de 2016, 2017 , 2018, 2019 e da Antologia Veloso 2020. Prefaciador da Coletânea de poemas da Universidade Federal do Tocantins 2020. Selecionado para a Coletânea Escritores Tocantinenses de autoria do professor da UFNT, Pedro Albeirice da Rocha. É autor de cinco livros individuais no gênero poesia: “Recitando a Vida”; “Poesias da Vida”; “Hoje é dia de Poesia”; “Poetizando Vidas” e “Versos Mágicos”. Todos, publicados pela Editora Veloso.