Por Zacarias Martins
A Câmara Municipal de Lagoa da confusão aprovou o requerimento de autoria do vereador Romivaldo Martins, do Partido Solidariedade, onde propõe ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que determine a realização de um estudo de viabilidade visando a criação de cursos voltados às mulheres empreendedoras do município de Lagoa da Confusão.
Na sua justificativa, Romivaldo Martins lembrou que no Brasil são mais de 10 milhões de mulheres, donas de seus negócios, número que está crescendo consideravelmente já que 35% das famílias brasileiras são chefiadas por elas, somando 45% da sua população economicamente ativa.
“São muitos motivos que levam as mulheres a empreender, mas podemos elencar com o principal, a flexibilidade de horários, pois em sua grande maioria também desempenham o papel de dona de casa, esposas, mães, muitas vezes tendo que se submeter a uma remuneração inferior, quando comparada aos homens.”, argumenta o vereador.
O parlamentar também citou matéria publicada na Revista Exame, apontando que as empreendedoras, geralmente, dão mais atenção aos clientes e investem mais em capacitação, buscando mais informações e orientações. Normalmente, essas profissionais têm maior facilidade de conciliar suas atividades pessoais e profissionais, além do que são, geralmente, mais detalhistas, sensitivas e intuitivas, características que contribui para a gestão do negócio, bem como conseguem aliar as características de coragem, iniciativa e determinação, com a sensibilidade, intuição e cooperação.
“Pelo exposto e diante da importância do papel da mulher para a economia do município de Lagoa da Confusão, rogo ao Executivo Municipal para que atenda a presente reivindicação, que além de justa é muito oportuna”, finalizou Romivaldo Martins.