terça-feira, 5 novembro, 2024

Em Gurupi, vacinação pediátrica segue em duas UBS

O sábado, 22, foi um dia especial para muitas crianças de Gurupi que iniciaram a imunização contra a Covid-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou dois pontos de vacinação e durante todo o dia cerca de 90 crianças receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer.

Jeandra Correia Brito, mãe da pequena Marília Lurdes Brito Souza dos Santos, de 5 anos, conta que a filha, que tem asma, decidiu se vacinar depois de acompanhar o sofrimento da mãe, que teve Covid-19 e ficou internada na UTI. “Eu preferi dar a escolha para ela e ela escolheu se vacinar. Ela ficou muito receosa de ficar como eu fiquei porque ela achou que ia perder a mãe. Então eu acho que isso levou ela a tomar a decisão de querer se vacinar”, contou

“Nós estamos seguindo todas as orientações técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, escolhemos dois pontos estratégicos, humanizados, seguros e acolhedores. Toda equipe foi capacitada para realizar a vacinação das crianças e à medida que forem chegando mais doses, vamos ampliando o público-alvo”, frisou o secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues.

Segundo a Semus, o município recebeu 1.010 doses do primeiro lote da vacina da Pfizer que chegou ao Tocantins, mas já está previsto o recebimento de um novo lote para esta semana. O público-alvo, de acordo com a Semus, é estimado em 9.326 crianças.

Vacinação Continua

O secretário informou ainda que nesta semana a vacinação pediátrica continua e será realizada em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De terça-feira, 25, a sexta-feira, 28, as crianças de 05 a 11 com e sem comorbidades poderão se vacinar na UBS do Parque das Acácias e na UBS Rosendo, que fica na Rua 15 entre Av. Bahia e Brasília, no Centro.

“Durante esta semana estas duas unidades serão exclusivas para vacinação das crianças contra Covid-19, para podermos atender este público com mais tranquilidade. Reforçamos aos pais e responsáveis que a vacinação é segura e que é importante que as crianças também recebam essa dose de proteção”, destacou Vânio.

Documentação

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou de um responsável maior de 18 anos e para a vacinação também será necessário apresentar um documento de identificação da criança, CPF ou cartão SUS, além de documentos comprobatórios da comorbidade, como exame, laudo médico ou receita.

Se a criança não estiver acompanhada pelos pais, o responsável deverá apresentar os documentos dos pais e também o documento que o outorga a responsabilidade pela criança. Este, deverá assinar o Termo de Assentimento, que será disponibilizado nos pontos de vacinação.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 08 semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notificação Extra Judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Notificação Extra Judicial

Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa e à Prevenção do Câncer

Por: Eloina Matos – Ascom Câmara Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à...

Notificação Extra Judicial

Prefeitura de Gurupi inicia obras de pavimentação asfáltica da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi As obras da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos seguem em ritmo acelerado em Gurupi. A...