Na manhã dessa quinta-feira (13) aconteceu a 1ª Conferência do Direito da Criança e do Adolescente em Ipueiras Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com colaboração do Conselho Tutelar e das Secretarias Municipais.O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Ipueiras e apresentou os eixos a serem trabalhados pelas crianças e adolescentes durante a conferência.
O 2º Tenente PM Felix falou sobre os últimos acontecimentos nas escolas em outros estados, ele também discorreu sobre a influência dos jogos e celulares: “os pais devem monitorar seu filho, existem aplicativos para isso essa ferramenta para o bem dos filhos, os pais precisam dar limites, tem que saber esperar e tem que saber dizer não”, Advertiu.
O Psicólogo do CRAS Wanderson Neres Ferreira explanou sobre os problemas psicológicos que os jogos podem acarretar, “a sociedade hoje vive os efeitos negativos de uma pós-pandemia regada pelo uso excessivo do celular por crianças e adolescentes, A grande maioria vive trancada dentro de casa e refém de uma tecnologia que vem adoecendo a longo prazo a saúde mental, por tanto é preciso se atentar a essa questão e reduzir o tempo de conexão do celular de crianças e adolescentes”, ressaltou.
A Assistente Social do CRAS Leila Novais, falou sobre o trabalho voltado para crianças e adolescentes, “é importante pensar e desenvolver estratégias priorizando a proteção e o atendimento da criança e do adolescente como determina a lei. E nós oferecemos oficinas a fim de fortalecer o vínculo familiar, em andamento nós estamos ofertando a oficina de Crochê e o sonho de Debutante e Príncipe, que é realizado para realizar o sonho de jovens”.
O Presidente do CMDCA Júlio Heriberto Silva ressaltou que: “O CMDCA foi institucionalizado em todos os municípios da Confederação Nacional para fiscalizar e cobrar aquilo que é de direito da criança e do adolescente não só para cobrar os direitos, mas também para cobrar os deveres das crianças e adolescentes”.
A Secretária de Assistência Social Gilsimar Alves da Costa Paiva disse que: “essa conferência é importante para discutir principalmente as consequências da covid-19, refletimos sobre o que a pandemia trouxe para o seio familiar e principalmente para as crianças e adolescentes”, Finalizou.
Por: Leila Novais
Fotos : Leila Novais