Por: Leila Novais
A Secretaria de Assistência Social de Ipueiras por meio do CRAS -Centro de Referência de Assistência Social, a Secretaria de Saúde e a Escola Estadual Ana de Sousa Paiva realizaram na manhã desta quarta-feira uma ação para a reflexão referente ao tema discutido no mês, Setembro Amarelo, uma campanha Mundial de prevenção ao suicídio.
O Diretor Revson Tolintino de Oliveira da Unidade Escolar, deu abertura com boas-vindas a todos e agradeceu a parceria entre o CRAS e a Saúde, “a escola está sempre de portas abertas para que nós possamos estar debatendo os temas, visto que, o tema deste mês é importante falarmos sobre ele e alertar nossos jovens”, ressaltou.
Secretaria de Assistência Social Gilsimar PaivaA Secretária de Assistência Social Gilsimar Alves Paiva, em sua fala observa que “é importante essa parceria e juntos discutir esses assuntos, hoje temos um índice de suicídio muito grande e um dos maiores vilões é o celular, por que há muitos desafios no celular e as pessoas querem alcançar seu grau máximo exemplo os jogos que leva ao desespero, a depressão e ao suicídio. Cada pessoa tem que ter muito cuidado, pois o uso em excesso leva ao desespero e o primeiro passo é pedir ajuda”, esclareceu.
A psicóloga da Secretaria de Saúde Thays Silva de Paula abordou o tema de saúde mental com os adolescentes a partir de uma psicoeducação sobre alguns sinais e sintomas da ansiedade e da depressão. Além disso, Thays incentivou o pensamento crítico sobre fatores sociais existentes em Ipueiras, que por sua vez contribuem para que a população tenha dificuldades de buscar pelos serviços de saúde mental, enfatizando a importância de procurar o auxílio profissional com antecedência para que não ocorra o agravo dos problemas que podem levar a ideação suicida ou até mesmo ao suicídio.
Os Jovens do Projeto Sonho de Debutante do CRAS, coordenados pela Assistente Social Leila De Novais Peixoto e o psicólogo Wanderson Neres Ferreira, apresentaram uma peça em alusão ao setembro amarelo, onde contaram a história de uma jovem que tenta suicídio mas é acolhida a tempo pelos amigos, evitando o ato.
Os alunos da Unidade Escolar apresentaram um teatro onde foram demostradas as mais variadas formas de suicídio.
Ao final do evento foi distribuído balões amarelos e estourados representando a conscientização.