Dentro da culminância da eletiva “Avanços linguísticos nas artes feitas com as palavras”, o Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, em Tocantínia, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 4, uma Roda de Conversa Literária com o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins.
A iniciativa integra o leque de atividades inseridas no PPP – Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, visando despertar, especialmente nos estudantes do segundo grau, nos estudantes o hábito da leitura.
Durante essa roda de conversa, Zacarias Martins, aproveitou para ministrar uma palestra lúdica e motivacional de incentivo à leitura. Também falou sobre a sua trajetória literária, com a publicação do seu livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi”, publicado pela Editora Veloso e que foi indicado por duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG. O autor também apresentou um recital de poesias.
Importância da iniciativa
O professor de Linguagens da unidade escolar, Domingos Miranda de Souza, disse que a Roda de Conversa com o poeta Zacarias Martins foi importante para o aprendizado dos alunos, porque a escola busca maneiras diversificadas para despertar o interesse pela leitura.
“Ficamos gratificados com a presença desse autor destacado, imortal da Academia Tocantinense de Letras (ATL), no Colégio Batista. Zacarias Martins tem uma forma muito peculiar de transmitir sua mensagem, fala a linguagem dos alunos e, dessa forma, chama a atenção”, destacou.
Já o gestor do Colégio Estadual Batista, professor Antônio Sidney Rosendo, disse ter ficado maravilhado com o material rico disponibilizado pelo palestrante. “Além de dominar bem o conteúdo ministrado, o poeta conseguiu chamar a atenção dos alunos ao levar a sua mensagem de forma lúdica e bem atraente”, pontuou.
Sobre o poeta
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
O poeta já publicou seis livros de poesias, um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. No ano passado publicou o seu primeiro livro para o público infantil. Além de ser integrante da Academia Tocantinense de Letras, Zacarias Martins faz parte do Conselho de Política Estadual de Cultura do Tocantins e tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora.