Por Zacarias Martins
Os acadêmicos da UMA – Universidade da Maturidade, do polo Indígena de Tocantínia, tiveram neste sábado, 25, pela manhã, na Aldeia Porteira, uma aula especial de Educação e Saúde, com a professora Cirurgiã Dentista Ana Júlia, que abordou o tema “Higienização e cuidados da saúde bucal”.
Na oportunidade, a professora explicou que a saúde das pessoas começa pela boca, se dirigindo, especialmente, para as ‘bibliotecas-vivas”, como são conhecidos os anciãos Xerente, por serem tradicionalmente portadores e repassadores de saberes e fazeres.
Ana Júlia disse que na qualidade de profissional da área da saúde bucal tem a missão de dar uma atenção mais do que especial para esse público-alvo. “Precisamos valorizar e cuidar dos nossos anciãos, pois eles também merecem todo o nosso carinho e atenção”, asseverou.
O coordenador do polo indígena da Universidade da Maturidade em Tocantínia, Leonardo Sampaio relatou que momentos como esses contribuem para melhorar a qualidade de vida dos anciãos Xerente.
De acordo com o coordenador, é de suma importância o cuidado e a atenção especial para com a saúde dos anciãos Xerente. “A Universidade da Maturidade é uma tecnologia social que muda e transforma a Educação ao longo da vida”, garante o coordenador Leonardo Sampaio.
SOBRE A UMA
A Universidade da Maturidade, que funciona com três polos no município, é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins que conta com o apoio da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed.