Texto e Fotos: Fabíola Sélis – Ascom Semeg
Nesta terça-feira, 07, o dia foi diferente para mais de 200 alunos da rede municipal de Gurupi. Da sala de aula eles foram para a sala de cinema. Em vez da lição escrita no quadro, tinha um filme na “telona”. E foi isso que chamou a atenção da Michele Pereira Lisboa, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães. “É a primeira vez que eu venho ao cinema. Eu imaginava a sala bem grande assim e achei que a tela era até um pouco menor, mas ela é bem grande, dá vontade até de ter em casa, pra chamar todo mundo pra assistir filme”, contou entusiasmada.
Essa experiência faz parte do projeto “Criança no Cinema”, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), em parceria com Rotary Club, Mobi Cine e com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Educação (SEMEG), que tem como objetivo levar crianças para conhecerem o cinema de perto.
Antes de começar a sessão, os alunos tiveram um momento de informação, com a presença da personagem “Maria Gotinha”, que faz parte da equipe educacional da Secretaria Municipal de Saúde e explicou sobre a importância da vacinação. A Prefeita Josi Nunes esteve presente, junto com o Secretário da Educação, Davi Abrantes e os membros do Rotary Club.
Divididos em duas turmas, 240 alunos da rede municipal aproveitaram o dia no cinema. Pela manhã, 100 alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Doutor Ulisses Guimarães, curtiram a programação. “Eu gostei muito. Foi legal vir ao cinema com minhas amigas. Eu não sabia que era tão grande assim. Foi muito divertido”, contou a aluna Lívia dos Prazeres, 9 anos. Na parte da tarde, será a vez de 140 alunos do pré II ao 5º ano, da Escola Municipal Elizeu de Carvalho.
Como parte do projeto, a SEMEG deu apoio para levar os alunos até o cinema, uma equipe foi montada com gestores, professores e profissionais para acompanhar as crianças e ainda foi disponibilizado o transporte, de ida e volta. “Todos os projetos que despertam para o cunho intelectual, educacional ou ainda social, temos o prazer em participar. Uma sociedade só pode crescer se for de mãos dadas. E essas entidades, mostram o carinho pela comunidade e por nossos alunos. Que possamos ter mais ações como essas em nossa cidade”, comentou Davi Abrantes, Secretário Municipal da Educação.