Por Leontina Martins
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, deu início às aulas de língua Akwē Xerente, nesta quinta-feira, dia 2, no prédio do Anexo II, daquele órgão.
O secretário de Educação do município, professor André Goveia, lembra que a língua materna do povo indígena Akwē é co-oficial do município, ressaltando que está sendo ofertada uma hora de aula por semana para os curso é aberto aos pais de alunos, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral, e terá certificado expedido pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
“Esse projeto foi planejado diante da necessidade de que os servidores não indígenas entendam a língua Akwē, pois no município de Tocantínia temos duas culturas, costumes e línguas diferentes, onde a comunidade indígena Akwẽ Xerente representa 50% da população”, explica o secretário.
A comunidade Akwẽ tem escola municipal de educação infantil indígena, que conta com um número expressivo de alunos e de servidores indígenas, sendo que o contato de servidores indígenas e não indígenas é constante, tanto nas aldeias como na cidade.
A equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação sempre está presente nas escolas indígenas, nos trabalhos de acompanhamento, monitoramento, visitas técnicas e orientações pedagógicas. A língua materna é oficial da comunidade indígena Akwẽ/Xerente, tendo a língua portuguesa como a segunda língua.
Lei Municipal
A Lei Municipal n°. 411/2012, estabeleceu que a língua Akwẽ Xerente passou a ser a língua co-oficial de Tocantínia, cabendo ao município incentivar e apoiar o aprendizado e o uso dessa língua nas escolas e pelos meios de comunicação.