Os trabalhos da corporação por conta do evento terminaram na última quarta-feira, 17
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Foi encerrada nesta quarta-feira, 17, a Operação Romaria do Senhor do Bonfim, executada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Os trabalhos começaram dia 05, envolvendo quatro Companhias de Bombeiros Militares, de dois Batalhões. Ao todo, 14 dias de escalas foram necessários para a segurança e tranquilidade de moradores do Povoado Bonfim, pertencente a Natividade, e os romeiros.
A Romaria do Senhor do Bonfim é uma das principais manifestações culturais religiosas do Tocantins, e reúne milhares de cristãos-católicos todos os anos no Povoado. Exceto nos dois últimos anos, o evento não aconteceu, devido à pandemia do novo coronavírus.
Natividade, que localiza-se na Região Sudeste do Tocantins, está ligada à 2ª Companhia de Bombeiros Militar, de Dianópolis. O apoio às ações foram prestados também pelo 1º e 3º Batalhões, em Palmas e Gurupi, respectivamente.
O povoado fica a cerca de 280km da capital.
Os bombeiros militares avaliam que os pontos de maior concentração com a Romaria ocorreram com a realização da Missa Campal, no dia 15, e a Missa dos Romeiros, celebrada dia 17, encerrando os festejos.
Entre as 29 ocorrências registradas, houve as mais diferentes possíveis, a exemplo de atropelamento, incêndio em vegetação, incêndio em veículo pesado, vítima de agressão com arma branca, emergência com substância alcoólica, dentre outras.
Crédito: Divulgação/CBMTO