Por Débora Ciany – Ascom Semeg
Fotos: Débora Ciany e Pedro Gomes – Ascom Semeg
A etapa Gurupi de um ciclo de formações sobre gerenciamento de recursos financeiros de programas federais para investimento em escolas está sendo realizada há dois dias na cidade. O evento que começou ontem e termina nesta quarta-feira, 22, tem como tema; ‘PDDE Básico e suas Ações Integradas’. A maioria do público é formada por diretores de escolas da rede municipal da Educação de Gurupi.
A formação que já foi realizada em Formoso do Araguaia é em continuidade ao ciclo de palestras no Sul do Estado sobre como unidades escolares de municípios da região podem fazer o gerenciamento financeiro dos recursos do governo federal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em Gurupi a formação está sendo realizada no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu), e conta com a participação do Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes. Esses eventos são promovidos pelo Programa Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-NORTE) que é parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na programação teve palestra ministrada pelo Diretor Administrativo, Financeiro e de Obras e Licitação da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Philadelfio Alves Júnior. “O termo diretor propriamente dito nem gostamos de utilizar porque eles são gestores na arte de gerir pessoas, recursos e processos e dentro da gestão ela se divide em áreas como administrativa, processual, gestão financeira, de pessoas, gestão de segurança, e hoje todos os nossos gestores desenvolvem isso dentro da unidade escolar”, explicou Júnior, ressaltando ainda que a parte da gestão financeira é a pauta mais importante da formação com ênfase na utilização dos recursos de maneira eficiente e equilibrada. Também fez parte da explanação do diretor um detalhamento da situação financeira da SEMEG, sobre como está sendo feita a gestão desses recursos da pasta. “Nossa gestão é equilibrada, pensando nos princípios da administração pública como legalidade, publicidade, eficiência e nessa ocasião, mostramos o nosso orçamento para que tenham uma boa noção dos recursos que dispomos para utilização no decorrer do exercício de 2022”, pontuou. Temas Outra palestra realizada trouxe o tema do empreendedorismo na perspectiva de como é possível empreender com criatividade. “É uma capacitação que veio a somar de forma muito positiva para nós gestores e comunidade escolar tirando algumas dúvidas, porque embora seja um processo que fazemos, mas sempre surgem dúvidas, portanto, acredito que voltaremos as nossas unidades escolares tendo mais facilidade em realizar as nossas ações cotidianas relacionadas a esse tema”, avaliou a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Tânia Maria Marinho Scotta, Maria Keliane Santana. A responsável pelo repasse das demais orientações das formações é a Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos da SEMEG, Vanuzia Rocha. “Essa é uma ação de assistência técnica a respeito do PDDE que é esse programa que vem a somar com as unidades escolares. Essa formação é para fortalecer na prática o trabalho que é desenvolvido nas escolas, é um momento para tirar dúvidas, compartilhar as informações e para os gestores questionarem e trabalharem de perto”, disse a coordenadora. Abrangência Nos próximos meses as formações serão realizadas em Aliança do Tocantins, Lagoa da Confusão, Sandolândia e Sucupira. As datas para os eventos nessas localidades ainda serão definidas. “Tudo aquilo que chega na escola é bem-vindo tem que ser gerido e planejado para que tenha uma melhor execução e uma melhor realização dos trabalhos ganhando com isso, o nosso aluno e a nossa comunidade”, finalizou Vanúzia. As formações são promovidas também pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – Tocantins) e têm apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA).