quinta-feira, 7 novembro, 2024

Governador Wanderlei Barbosa entrega Companhia Independente da PM em Xambioá e aumenta efetivo para atender nove cidades do entorno

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou na manhã desta sexta-feira, 3, a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no município de Xambioá, a cerca de 500 km da capital, Palmas. A entrega faz parte do programa TO Mais Seguro, que vem garantindo a reestruturação da segurança pública tocantinense, de norte a sul do Estado. Na inauguração da unidade, o gestor também entregou o Kit Destacamento formado por viaturas, tablet e smartphone, computador desktop, impressora térmica e rádio portátil (HT), além de armas e coletes antibalísticos.

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa citou a importância desta inauguração. “Sabemos que, daqui, partirão policiais para outras cidades, porque muitos municípios têm Xambioá como base. E essa base está sendo fortalecida, pois é imprescindível melhorarmos as condições físicas de trabalho dos nossos policiais trazendo, não apenas a sensação de segurança para a população, mas, sim, a segurança pública efetivamente”, assegurou o líder do Poder Executivo do Estado.

A 2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. Até então, a unidade era um destacamento do 2° Batalhão (BPM), de Araguaína, e contava com 15 efetivos. Com a chegada da CIPM, este número chega a 47, entre oficiais e soldados.

A inauguração da CIPM é um sonho antigo da população xambioaense. A prefeita do município, Patrícia Evelin, relembrou que essa solicitação foi feita a várias gestões passadas, mas que apenas o governador Wanderlei Barbosa colocou em prática. “Há muito tempo, a gente batalha e aguarda esse momento. Somos um município de fronteira e ficávamos muito preocupados, sobretudo com a construção da ponte. Graças a Deus e ao governador Wanderlei Barbosa, nosso sonho foi realizado e eu, como prefeita, fico feliz e honrada com essa inauguração”, enfatizou a prefeita de Xambioá.

Natural de Xambioá, o técnico em refrigeração, Valtercio Cruz Frazão, disse estar satisfeito com a implantação da 2ª CIPM, pois fortalecerá ações contra a criminalidade no município e na região. “É muito gratificante essa atenção do governador Wanderlei Barbosa com nossa cidade. Xambioá é um município que fica na fronteira do Tocantins com outro estado [Pará] e muitos criminosos se sentem à vontade de fugir para cá, mas o fortalecimento da nossa polícia por si só já intimida”, pontuou.

Há 2 anos à frente da 22ª Delegacia da Polícia Civil de Xambioá, o delegado titular, Márcio Lopes da Silva, também acredita que o aumento no número de efetivos atuando na região inibirá a criminalidade. “Um efetivo maior contribui com a segurança de forma a prevenir as ocorrências criminais e ajuda na captura de criminosos. Já estávamos na espera dessa melhora”, afirmou o delegado.

2ª Companhia Independente da PM

A 2ª CIPM, chamada de Companhia Rio Araguaia, instituída por meio do Decreto n° 6.564, de 19 de janeiro de 2023, surge da necessidade de adequação à uma nova realidade administrativa e operacional da PMTO, a fim de atender demandas de segurança da sociedade local. Possui como principal objetivo a redução da criminalidade por meio da distribuição de efetivo nos municípios e da proteção de divisas.

A unidade será comandada pelo major QOPM, José Luís Cantanhede Coelho. Em 2021, ele assumiu o subcomando da 5ª CIPM, sediada na cidade de Tocantinópolis. “Com o programa TO Mais Seguro e a inauguração dessa Companhia Independente, conseguimos aumentar o contingente policial da unidade, de modo a prestar um serviço de excelência para a nossa sociedade”, afirmou o major.

O major José Luís Cantanhede Coelho ingressou na PMTO em 2006 através do curso de formação de soldados e, em 2014, ingressou no curso de formação de oficiais, adquirindo o título de bacharel em segurança pública. Realizou o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) no ano de 2020. Em 2023, tornou-se o comandante da 2ª CIPM, sediada em Xambioá.

2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia –  fOTO: Carlos Eller/Governo do Tocantins 

2ª CIPM de Xambioá será comandada pelo major José Luís Cantanhede Coelho, que ressaltou a importância da unidade para a região – Foto: Carlos Eller/Governo do Tocantins 

Entrega da Unidade faz parte do programa TO Mais Seguro, que vem garantindo a reestruturação da segurança pública tocantinense – Foto: Carlos Eller/Governo do Tocantins 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notificação Extra Judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Notificação Extra Judicial

Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa e à Prevenção do Câncer

Por: Eloina Matos – Ascom Câmara Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à...

Notificação Extra Judicial

Prefeitura de Gurupi inicia obras de pavimentação asfáltica da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi As obras da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos seguem em ritmo acelerado em Gurupi. A...