Por Rodrigo Martins
Manter uma boa alimentação é um dos principais fatores que contribuem para uma vida saudável. Quando o preparo dos alimentos e o descarte dos resíduos são realizados de maneira sustentável, o meio ambiente também é preservado. Por medidas como essas que o Hospital Dom Orione faz parte da seleta lista de instituições brasileiras aprovadas no Programa Green Kitchen.
Promovido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), o Green Kitchen avalia e certifica as empresas que adotam práticas sustentáveis na produção de suas refeições, primando pelo padrão de qualidade em termos nutricionais, sociais e ambientais. A seleção é baseada em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.
Desde 2017 o Hospital Dom Orione é a única instituição do Tocantins a fazer parte do Green Kitchen. Para aderir ao programa, as instituições passam por uma série de avaliações que envolvem itens como a qualidade dos alimentos, os materiais de operação e o treinamento da equipe.
A coordenadora técnica do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Dom Orione, Ramylla Rizia Palitot explica que dentre as principais medidas adotadas este ano, estão o uso exclusivo de temperos naturais e a diminuição de descartáveis no refeitório e apartamentos.
O programa Green Kitchen é promovido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam).