Considerada importante componente estrutural dos serviços de saúde, a Cultura de Segurança do Paciente foi tema de capacitação no Hospital Dom Orione. O “Orioneflix” foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril por meio da apresentação de uma série de vídeos curtos e reportagens sobre situações de segurança no ambiente hospitalar que podem contribuir com a segurança do paciente.
A ação foi promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Dom Orione. Vinícius Arcanjo, coordenador do núcleo, destaca que o objetivo principal foi promover a cultura de segurança do paciente entre os colaboradores da instituição. “É uma cultura que envolve a todos, independente do setor de atuação. Ela favorece a implantação de práticas seguras na assistência ao paciente e a diminuição do risco de falhas”, destacou.
A enfermeira da NSP, Annallena Costa, explica que o Orioneflix faz parte da campanha Abril pela Segurança do Paciente, realizada em todo país. “O projeto foi idealizado para trazer temas importantes relacionados às metas de segurança do paciente de forma leve, lúdica e didática. Com isso, tivemos a adesão de mais de 700 colaboradores, sendo mais de 50% da equipe assistencial”, destacou.
Durante o evento, foram trabalhadas as metas internacionais de segurança do paciente, que englobam: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto; Higienizar as mãos para evitar infecções; e Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Foram exibidos diversos vídeos sobre os cuidados com a segurança do paciente (Foto: Evando Dias / Ascom Hospital Dom Orione)