O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), e a Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram nesta quarta-feira (13), no espaço de atividades do CRAS, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Com a temática “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade” a conferência é um espaço de debates com a sociedade civil para nortear as políticas públicas sobre o assunto. A palestra de abertura, abordando a temática central da conferência foi proferida pelo representante do CONSEA/TO, Daniel Barbosa.
A presidente do COMSEA, Célia Maria de Assis, apresentou os eixos de discussões da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, são: Eixo 1 – Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Eixo 3 – Democracia e participação Social.
Exposição
No evento, os pequenos produtores de Tocantínia fizeram uma pequena exposição das suas produções agrícolas, onde fortaleceu os debates e a construção das propostas para encaminhar ao poder público.
Após os encaminhamentos das propostas formuladas, de acordo com a temática, os participantes elegeram os delegados que irão participar da Conferência Estadual, representando o município.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro, destacou o propósito da Conferência como essencial para o desenvolvimento das políticas públicas do município que visam a erradicação da fome.
“É um espaço importante para discussão e aprovação de prioridades para a elaboração dos planos de segurança alimentar e nutricional, além de possibilitar o debate dos principais avanços e desafios nesta área”, frisou a secretária.