Por: Leila Novais
Nesta quarta-feira, dia 28, aconteceu no CRAS de Ipueiras a 7ª Conferência de Assistência Social, com o tema Reconstrução do SUAS: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, que contou com a presença de autoridades municipais e sociedade civil.
Iniciando o evento, a mesa foi composta, ouviu-se o Hino Nacional, seguido da fala de representantes do Município, a Secretária de Ação Social, Gilsilmar Alves da Costa Paiva, que agradeceu a todos pela presença e clareou sobre a importância da participação da comunidade no evento, falou que há quem confunda Assistência Social e Assistencialismo, que segundo ela “nós temos que tirar esse estigma, que a Assistência Social é só para doar, o nosso trabalho vai muito além disso, por isso precisamos da participação da comunidade”, afirmou Gilsimar.
Em seguida, o Presidente do CMAS Revson Tolentino de Oliveira apresentou a conferência e posteriormente, foi aprovado o regimento interno da mesma. O palestrante convidado, o Assistente Social da Defensoria Pública de Porto Nacional Jurimar Mendes Lima Junior, explicou cada um dos cinco eixos.
Após a palestra, os participantes do evento foram divididos e direcionados às salas de acordo com o tema a ser abordado. Houve a discussão, o levantamento de propostas, apresentação e aprovação de três ações a serem realizadas pelo município, duas para o Estado e uma para a União.
Para representar Ipueiras na Conferência Estadual de Assistência Social, foram eleitas as delegas Hortência de Kassia Sena Reis e Marlene Ferreira dos Santos, para suplentes foram eleitas Suzany Ferreira Romão e Liliane Aparecida dos Santos.
Finalizadas as atividades da conferência, as sugestões coletadas serão apresentadas para o Conselho do CMAS que encaminhará para a Conferência Estadual.
Os eixos abordados foram:
Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;
Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.