Estudante Gustavo Brito de França, de Taguatinga, representará o Tocantins no intercâmbio cultural nos Estados Unidos
Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Participar de uma experiência que irá transformar a vida é a expectativa do estudante Gustavo Brito de França, 17 anos, aluno da Escola Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga, que representará o Tocantins no intercâmbio cultural do Programa Jovem Embaixador. Ele já está em São Paulo (SP) participando do momento de preparação para a viagem aos Estados Unidos, que ocorrerá no período de 2 a 18 de julho.
Participarão do intercâmbio, 50 estudantes de escolas públicas brasileiras, que participaram de um processo seletivo com entrevistas, prova oral, escrita e apresentação de um trabalho social.
“Estou me sentindo muito feliz porque estou conhecendo muita gente maravilhosa. Cada um é mais esforçado e gentil que o outro. Estou amando viver essa experiência com eles em São Paulo e estou ansioso para passar uns dias com eles em outro país”, frisou Gustavo Brito de França.
Os estudantes foram selecionados pelo programa Jovens Embaixadores, coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).
Durante a semana de preparação, os jovens são recepcionados por membros da Embaixada Americana e Consulados dos Estados Unidos, participam de diversas atividades e recebem informações detalhadas sobre o programa.
Os estudantes irão primeiro para a cidade de Washington, e lá, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano. Em seguida, os jovens irão para cidades do interior, nas quais participam de projetos de empreendedorismo jovem e fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem o perfil de liderança.
No final do intercâmbio, os jovens apresentam uma proposta de projeto que promova impacto social em sua comunidade e recebem as orientações específicas e participam de oficinas para auxiliá-los no desenvolvimento da ação.