quinta-feira, 7 novembro, 2024

Justiça decide sobre conflitos hídricos da Bacia do Rio Formoso e obriga Estado e Naturatins a cumprirem medidas para garantir gestão das águas

“Apesar dos inúmeros avanços alcançados desde o início do projeto (…), as incertezas associadas à disponibilidade hídrica, à demanda hídrica, ao cruzamento das informações de disponibilidade com demanda hídrica são entraves que ainda comprometem a eficácia e a eficiência da gestão sustentável projetada”, considerou o juiz Wellington Magalhães, da Comarca de Cristalândia, ao proferir sentença de mérito sobre o conflito pelo uso da água por médios e grandes produtores rurais da Bacia do Rio Formoso.

Além de homologar definitivamente os compromissos firmados, na sentença, o juiz também condenou o Estado do Tocantins e o Naturatins em obrigação de fazer consistente em 27 medidas destinadas a garantir a eficácia da gestão sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Formoso, até mesmo no tocante à transparência das ações do Comitê de bacia e dos processos de outorgas, que beneficiam o plantio irrigado de grãos nos meses de estiagem.

O magistrado reiterou a necessidade de se ampliar a rede de monitoramento da disponibilidade hídrica da bacia, especialmente nos pontos críticos, bem como reforçou a urgência da modernização tecnológica dos processos de licenciamento ambiental e de outorga do direito de uso dos recursos hídricos.
O juiz ainda antecipou os efeitos da tutela coletiva ambiental e determinou a intimação pessoal do governador do Tocantins, do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e do reitor da Universidade Federal do Tocantins, que atuou no processo na condição de Amigo da Corte (art. 138 do Código de Processo Civil).

Entenda o caso

Ajuizada em agosto de 2016, a demanda foi solucionada pelo Poder Judiciário num primeiro momento, por meio de um grande acordo entre as partes, que leva o nome de Projeto Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Formoso.

No acordo estabelecido na primeira audiência pública, realizada em 5 de dezembro de 2016, Estado do Tocantins, Naturatins e as Associações de Produtores Rurais se comprometeram a financiar e executar a proposta técnica apresentada pela Universidade Federal do Tocantins, como forma de solucionar o conflito hídrico em quatro fases:

A primeira fase, foi para identificar e diagnosticar todas as estações de monitoramento de precipitações e nível dos cursos d’água. A segunda constou de levantamento em campo de todas as captações em cursos d’água para irrigação e confrontação com os dados da base de outorgas emitidas. Análises de consistência e balanço hídrico entre disponibilidade e demanda.

Na terceira fase foi feito levantamento da cobertura de sinal GPRS. Monitoramento, por telemetria, dos medidores de vazão nas bombas hidráulicas. Desenvolvimento de software para armazenamento e disponibilização pela internet das séries históricas das chuvas, nível dos rios, consumo das bombas hidráulicas e vazão nos cursos d’água. E na quarta, houve revisão das outorgas e das regras de operação, tendo em vista uma série de inconsistências na aplicação do instrumento de outorga, como a retirada de volume de água incompatível com a disponibilidade hídrica.

Nos últimos seis anos, o Poder Judiciário presidiu 15 audiências públicas, todas destinadas ao debate público do problema, por meio da oitiva das partes envolvidas e da sociedade civil organizada. O judiciário, também, realizou duas inspeções judiciais in loco, sempre acompanhado das partes, seus assistentes técnicos e professores doutores da Universidade Federal do Tocantins.

Água

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. A sentença representa o esforço do Poder Judiciário em busca de uma gestão efetivamente racional dos recursos hídricos da Bacia do Rio Formoso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notificação Extra Judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Notificação Extra Judicial

Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa e à Prevenção do Câncer

Por: Eloina Matos – Ascom Câmara Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à...

Notificação Extra Judicial

Prefeitura de Gurupi inicia obras de pavimentação asfáltica da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi As obras da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos seguem em ritmo acelerado em Gurupi. A...