Conforme a professora Camila Ribeiro, da disciplina de Projeto Arquitetônico, “essa atividade de extensão é desenvolvida desde 2020, com o objetivo de integrar a teoria com a prática, fornecendo aos acadêmicos a experiência de conviver e atender um cliente real. Além de contribuir com a sociedade, minimizando o número de edificações executadas sem projeto arquitetônico elaborado por profissional habilitado”, afirmou a professora.
Sobre a seleção a professora relata que “fazemos de forma bem simples, apenas analisando o tipo do projeto e localização, dando preferência aos projetos no perímetro urbano de Gurupi”, destacou Ribeiro.
Etapas
Após selecionar o cliente, a equipe entrará em contato para agendar uma reunião, em formato de entrevista para captar as necessidades do cliente. Em seguida, será realizada uma visita técnica ao terreno ou para o caso de reforma, à edificação. No caso de reforma, será elaborado um relatório com as condições em que se encontra a edificação.
A próxima etapa, após realizados os levantamentos arquitetônicos, será a elaboração do projeto. Em seguida os acadêmicos farão a apresentação ao cliente, que irá escolher um dos projetos.
“A elaboração do projeto é sem custo, quando o cliente for executar é necessário encontrar um profissional apenas para ser o responsável técnico”, frisou a professora.
Camila Ribeiro informou ainda que, durante o processo a professora estará disponível para orientações e apoio.
Cronograma
A entrevista com o cliente será em 02 de outubro. Já a visita técnica, em 06 de outubro e a apresentação do projeto em 27 de dezembro.