Na noite de sexta-feira, 21, a Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) realizou a posse dos membros da Nova Diretoria que irão dirigir a entidade até 2026, com o intuito de promover o cultivo e divulgação da literatura.
Os novos membros diretores foram empossados em cerimônia realizada no anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, em ato solene conduzido pelo Presidente da Academia de Letras Alexandre Brito, que foi reeleito para comandar a agremiação literária até 2026, juntamente com os demais membros.
A Acalanto nos últimos anos não tem alcançado uma grande importância social para a cultura tocantinense, com o incentivo à publicação de várias obras de escritores locais, apoio aos imortais da Acalanto no lançamento dos seus livros e participação ativa nos eventos, projetos e programas culturais da região.
Recentemente foram realizadas, sob a tutela da Academia, diversas ações com o intuito de difundir a arte literária para o maior número possível de pessoas, a exemplo de ampla divulgação das atividades da organização nas Redes Sociais, as valiosas parcerias com os Programa Viver Bem, comandado pelo médico, escritor e imortal da Acalanto Nelson Ferreira e o Programa Chega Mais, também apresentado por um imortal da Academia Arézio Sotto, além de vários outros métodos como as palestras e rodas de conversas nas escolas da cidade de Araguaína.
A posse dos novos membros da diretoria da Acalanto aconteceu na data que celebra os 21 anos de criação da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, idealizada pelo fundador José Francisco da Silva Concesso, um dos escritores mais importantes do Brasil, que radicado em Araguaína desde a década de 50, tinha uma imensa atenção pelos assuntos literários da nossa região.
Estavam presentes na solenidade os imortais mirins da Alma, diversos representantes de instituiçoes culturais de Araguaína, apreciadores da literatura e membros de entidades sociais e educacionais de Araguaína.
Membros de diversas entidades culturais, educacionais e sociais de Araguaína prestigiam o evento da posse da nova diretoria da Acalanto
Diretoria da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína
A nova diretoria, escolhida em Assembleia, conta com a colaboração dos imortais Alexandre Brito – Presidente; Edson Gallo – Vice Presidente; Secretário Executivo – Eudis Queiroz; Diretora Social – Symone Elias; Diretora Financeira – Denise Alves; Diretor Patrimonial – Zequinha Decolores; Diretora Correspondente – Martha Vieira; Diretor de Ações Escolares – José Manoel Sanches; Diretor de Imprensa e Comunicação – Luís Poeta; Diretora de Artes e Eventos – Valéria Elias; Diretor da Academia de Letras Mirim de Araguaína (ALMA) – Leomar Alves; Diretores Institucionais Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) – Edson Gallo e Symone Elias.
O Conselho Fiscal está sob o comando do trio de titulares Nelson Ferreira, Luiz Aparecido e Professora Rosa Maria, como suplente está a Professora Eurlene Arruda.
O Conselho de ética é gerenciado pelos imortais Luiza Silva, Rozilda Euzébio, Levi Beltrão, Sueli Marques. Os suplentes são Jackson Brandão e Rita Daiyrã.
Fundadores da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), na noite de 21 de abril de 2002, no Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto.
Imortais da ALMA – Academia de Letras Mirim de Araguaína participam do evento da posse da Diretoria da Acalanto.