Elaboração do Plano, que envolve os municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (Cids), tem apoio da Semarh
Ester Dutra/ Estado do Tocantins
Para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (Cids) convida a população dos municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre para participar da primeira oficina de capacitação, nesta terça-feira, 06, a partir das 8h, no Salão Paroquial de Combinado. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apoia a ação e firmou convênio para a elaboração do Plano.
O evento, que também conta com parceria da N&A Assessoria Ambiental, é aberto para os representantes dos municípios como prefeitos, secretários municipais, assessores e o público geral, especialmente da população do território de atuação do Consórcio e tem como objetivo discutir o Cids e apresentar o plano de trabalho para o processo de elaboração do PIGIRS, assim como também debater o convênio assinado com a Semarh para recursos financeiros, visando a tomada de decisões conjunta.
Para o diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma, o jornalista Rodrigues de Sousa, a participação das autoridades municipais e da comunidade é de suma importância para que os dados sejam de fato eficazes para o desenvolvimento sustentável. “Esse PIGIRS é ferramenta obrigatória para que possamos buscar os recursos públicos necessários para financiamento da consolidação do Aterro Sanitário de Gestão Compartilhada e colocar fim nos lixões com a recuperação das áreas. Além disso trará em sua planilha os custos reais para a manutenção de um aterro sanitário, desde a varrição, passando pela triagem, coleta seletiva, reciclagem, compostagem até a destinação final dos rejeitos”, explicou.
Consórcio Intermunicipal
O Consórcio Intermunicipal estimula a busca integrada por soluções e recursos para projetos de desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados, visando garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado, o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população. (Com informações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Combinado