Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade da Maturidade (UMA), polo de Tocantínia, colocou em prática mais uma experiência inovadora.
A informação é do secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, órgão parceiro da UFT/UMA, explicando que foi introduzida na grade curricular, aulas de Biologia. Essas aulas são realizadas no Laboratório de Ciências do Colégio Cefya Frei Antônio, onde os acadêmicos trazem as experiências de tempo de vida adquiridas com o envelhecimento humano como plantas medicinais, culinária e outros para dentro do Laboratório de Ciências.
As aulas desse componente curricular são ministradas pelo biólogo e professor Samuel Marques que aponta:
“Estamos vivendo uma experiência significativa, onde podemos acessar os saberes dos velhos e trazê-los para um Laboratório de Ciências, e serem potencializados sobretudo a favor do envelhecimento humano”.
Já a coordenadora do polo da Universidade da Maturidade no município, Aragoneide Martins Barros, destaca que os acadêmicos da desenvolvem também nessas aulas, conhecimentos práticos sobre anatomia humana e de animais, como a montagem de uma estrutura de órgãos e partes do corpo humano masculino e feminino, para compreender melhor o desenvolvimento, à medida que estes vão envelhecendo, proporcionando assim melhor qualidade de vida.