No próximo domingo, 25, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aplicarão a prova aos candidatos às vagas do Conselho Tutelar. As provas ocorrerão no Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, localizado na Avenida Maranhão, esquina com a Rua 11, no Centro, às 08h.
A prova terá duração de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 07h, e o fechamento às 07h50. Portanto, a orientação do CMDCA é que os candidatos cheguem com antecedência ao local de prova. Para a realização da prova, o candidato deverá portar somente caneta esferográfica em material transparente de tinta azul ou preta.
O CMDCA também destaca que não será permitido, durante a realização da prova, o porte e o uso de óculos escuros (salvo por prescrição médica apresentada a um fiscal de sala antes do início da prova), garrafa com rótulo, chapéus ou bonés, celular, relógio, transmissor/receptador de mensagens, ou qualquer tipo de equipamento mecânico, eletrônico ou óptico que permita o armazenamento ou a comunicação de dados.
A presidente do CMDCA de Gurupi, Adrielle Matias, destaca que a aplicação da prova é de extrema importância, pois permite verificar se os candidatos possuem o conhecimento necessário para atuar de forma eficaz e assertiva na resolução dos casos que chegam ao Conselho Tutelar. “É essencial que os conselheiros tutelares possuam um embasamento sólido em temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, como a legislação pertinente, políticas públicas de proteção, aspectos psicossociais, entre outros”, afirmou.
Em Gurupi serão eleitos cinco conselheiros e cinco suplentes. A remuneração do conselheiro tutelar é de R$ 2.558,74 com carga horária de 40 horas semanais. Os eleitos para o cargo tomarão posse para um mandato de 04 anos, de 2024 a 2027.