quarta-feira, 6 novembro, 2024

Prefeitura de Gurupi e entidades renovam Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi
Foto Lino Vargas – Secom Gurupi
Foi renovado nesta quinta-feira, 27, durante a programação da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), o Protocolo do Fogo; um documento em que a Prefeitura de Gurupi e várias entidades reafirmam o compromisso trabalhar visando reduzir a incidência de focos de incêndios descontrolados na cidade.
O Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo traz compromissos e ações a serem coordenados e executados pelos diferentes setores da sociedade, interessados em participar e cooperar nos trabalhos de prevenção e controle dos incêndios florestais, coordenado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
“Cada um, cada entidade, órgão e pessoa, contribui ao seu modo e os resultados são palpáveis; por isso a gente tem que fortalecer esta ação e continuar com as políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate de queimadas. À medida em que se tem tantos envolvidos, fica mais fácil atingir mais pessoas e conscientizar ainda mais a nossa população”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias.
O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi, Major Wellington Moura, fez uma apresentação mostrando as principais causas, consequências e transtornos causados pelos focos de incêndio. O Major também falou sobre a redução no número de ocorrências de incêndios na Região Sul.
“Nós temos números que mostram uma redução, na nossa região, em cerca de 20% em relação ao ano anterior. É muito importante destacar o papel de todos os atores, de cada uma das instituições que colaboram com o Protocolo do Fogo, para que elas possam executar suas ações de conscientização, de controle, monitoramento e de combate para que a gente possa ter êxito no objetivo final que é reduzir a quantidade de queimadas”, frisou Major Wellington Moura.
Presenças
Também participaram da assinatura da renovação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, o comandante da 3ª Companhia Ambiental de Gurupi, Capitão Arquimedes Azevedo Milhomens; o representante da PRF, Joaquim Franco; o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda; o secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Creche Espírita Pré- Escola Maria Madalena e do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF) da Universidade Federal do Tocantins.
O que prevê o Protocolo?
O documento visa incentivar a substituição do uso do fogo, como instrumento de manejo do uso do solo, quando isso for possível e priorizar ações visando à conservação ambiental; buscar alternativas para as atividades Econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município e região, bem como, o fortalecimento e a agregação da sociedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notificação Extra Judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Notificação Extra Judicial

Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa e à Prevenção do Câncer

Por: Eloina Matos – Ascom Câmara Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à...

Notificação Extra Judicial

Prefeitura de Gurupi inicia obras de pavimentação asfáltica da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi As obras da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos seguem em ritmo acelerado em Gurupi. A...