sábado, 10 janeiro, 2026

Prefeitura de Gurupi realiza multivacinação no Residencial Madrid neste sábado

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Sábado é dia de atualizar o cartão de vacina para a comunidade do Setor Residencial Madrid, em Gurupi. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) estará com a equipe de imunização para fazer um grande mutirão de vacinas de rotina e contra Covid. A multivacinação acontecerá na Praça do bairro, das 08h às 14h.

O Dia de Multivacinação tem como objetivo aplicar e regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando a situação vacinal. Bem como, aumentar as coberturas vacinais e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

Segundo a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, a iniciativa visa atualizar a caderneta de crianças a partir dos 03 anos de idade, além dos adolescentes e adultos. “Essa ação descentralizada pretende aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças que podem ser prevenidas por meio de vacina, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba e meningite meningocócica. Também estaremos ofertando a vacina contra a Covid-19 para todas as faixas etárias”, explicou Lilamara.

 Auxílio Brasil

Na oportunidade serão realizadas as pesagens, medições e atualização do cartão vacinal com o intuito de atualizar as informações das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

Os beneficiários deverão apresentar o cartão de vacina e o cartão do Programa ou o Número de Inscrição Social – NIS, além de todos os documentos pessoais dos integrantes da família.

 Vacinas

A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.

Já para a vacinação contra a Covid-19, todas as faixas etárias estão contempladas, desde crianças a partir de três anos até adultos. Para receber a quarta dose ou segunda dose de reforço, a pessoa deverá ter 40 anos ou mais.

 Intervalos entre 1ª e 2ª doses:

Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

AstraZeneca – intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Doses de reforço, 3ª e 4ª doses

A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para as pessoas com 40 anos ou mais. O intervalo é 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante.

Documentos necessários

Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

ANUÁRIO DE POETAS E ESCRITORES DO TOCANTINS 2025 ABRE INSCRIÇÕES E CELEBRA A LITERATURA REGIONAL

A  literatura tocantinense ganha, mais uma vez, um importante espaço de registro, memória e valorização com a publicação do Anuário de Poetas e Escritores do...

Dupla é presa por suspeita de dar golpe do falso pix em estabelecimentos de Gurupi

Dois homens foram presos nesta terça-feira (6), suspeitos de aplicarem o golpe do "falso pix" em Gurupi, região sul do Tocantins. Segundo a Polícia...

Adolescente escapa de tentativa de estupro após ser agarrada por homem em distrito turístico, diz PM

Uma adolescente de 16 anos conseguiu escapar de uma tentativa de estupro no distrito turístico de Taquaruçu, em Palmas. Segundo relato da vítima, ela...

Mitologia, drama e fantasia épica marcam lançamento de No Limiar dos Deuses – Volume 2

O universo mítico criado pelo artista Geuvar Oliveira avança para um território ainda mais denso e cinematográfico com o lançamento de No Limiar dos...