Por Zacarias Martins
Com a abertura oficial na noite de quarta-feira (25), no auditório do Colégio Batista, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma jornada pedagógica cujo público-alvo foram os profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. Essa jornada contou com o suporte técnico da empresa Farol do Saber e teve o apoio de outros parceiros.
Na abertura desse evento aconteceu uma palestra do professor e psicólogo Ladislau Ribeiro que abordou a temática da motivação para a prática docente. Já nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira), a jornada pedagógica prosseguiu em unidades escolares do município.
Universidade da Maturidade
Já na quinta-feira, pela manhã, na abertura das atividades realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo, aconteceu uma palestra com o professor e coordenador nacional da Universidade da Maturidade (UMA), Dr. Luiz Sinésio Silva Neto, que destacou que o envelhecimento é uma realidade demográfica, social e individual, ressaltando, ainda, que no seu entender, “o envelhecimento da população no mundo é a maior conquista social do século XI”.
Por fim, o palestrante lembrou que a Universidade da Maturidade conta com três polos no município de Tocantínia, inclusive, com o primeiro polo indígena do Brasil, e explicou que trata-se de um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e segundo ele, é uma fábrica de desejos e de sonhos. “Digo isso porque vi pessoas que entraram pelas portas da UMA carregando em si o peso da invisibilidade que muitas vezes é imposta pela sociedade, com o passar do tempo, o invisível se tornou o símbolo de luta, vigor e que hoje se encontra com um diploma expedido por uma Universidade”, ressaltou o coordenador.
Mais atividades
Mestre em Educação, a professora Márcia Flausino, esteve na Escola Municipal Ana Alves de Brito, localizada no Povoado Palminha, onde trabalhou com os professores o tema: “Jogos e dinâmicas que estimulam a leitura, escrita, interpretação e produção textual”.
Já na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo, a professora Julienne Silveira, que é Mestre em Letras, fez uma abordagem sobre a tecnologia da informação e comunicação no estímulo à aprendizagem de leitura, escrita, produção e interpretação textual, enquanto que a psicóloga Judite Elizabeth abordou o tema: “Desafio e perspectiva inclusiva na Educação Infantil, tendo como foco os profissionais que atuam em escolas urbanas da educação infantil.
Educação infantil e indígena
Também, com foco nos profissionais das escolas de educação infantil e indígenas, a professora e gestora educacional, Edneis Rodrigues tratou sobre questões relacionadas ao planejamento na educação infantil e escrituração de diários, juntamente com a pedagoga Evelyn Monique Pedagoga.
Educação de qualidade
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que essa jornada pedagógica é mais uma forma de garantir uma Educação pública de qualidade para todos em Tocantínia, incluindo, também, a comunidade indígena Xerente, atendendo assim, a uma determinação do prefeito Manoel Silvino que não tem medido esforços para buscar mecanismos que possibilitem aos professores da Rede Municipal de Educação fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências, com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, bem como, resgatando costumes regionais.
Depoimentos
Larissa Rocha, professora da Escola Ana Alves de Brito disse que a Jornada Pedagógica agregou muito para engrandecer a educação do campo, ampliando ainda mais o conhecimento dos nossos professores.
Para Ana Raquel Brito da Cruz, que atua como coordenadora pedagógica na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, a Jornada Pedagógica tem sua importância, especialmente, por ser uma forma de garantir que os profissionais da educação estejam mais preparados e qualificados em sala de aula. “A temática da tecnologia da informação e comunicação no estímulo aprendizagem de leitura, escrita, produção e interpretação textual, abordada nesse evento, por exemplo, se mostrou de extrema utilidade, vez que vivemos numa uma era tecnológica onde não podemos mais deixar os nossos alunos à margem dos novos conhecimentos tecnológicos”, asseverou a coordenadora.
Assim se expressou a professora Jacirene Xerente, da Escola Municipal Simsãri: “Esse momento formativo é de suma importância para os professores indígenas que absorvem novos conhecimentos e trazem suas experiências culturais para partilhar, voltando às aldeias mais animados e fortalecidos a desenvolver práticas inovadoras de ensino . Eu agradeço a Prefeitura de Tocantínia e a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com toda equipe da Escola Simsãri por essa oportunidade”.