quarta-feira, 6 novembro, 2024

Prefeitura de Tocantínia promove jornada pedagógica para professores do município

Por Zacarias Martins

Com a abertura oficial na noite de quarta-feira (25),   no auditório do Colégio Batista, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma jornada pedagógica cujo público-alvo foram os  profissionais  que atuam na Rede Municipal de Educação. Essa jornada contou com o suporte técnico  da empresa Farol do Saber e teve o apoio de outros parceiros.

Na  abertura desse evento aconteceu uma palestra do professor e psicólogo Ladislau Ribeiro que abordou a temática da motivação para a prática docente. Já nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira), a jornada pedagógica prosseguiu em unidades escolares do município.

Universidade da Maturidade

Já na quinta-feira,  pela manhã, na abertura das atividades realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo, aconteceu uma palestra com o professor e coordenador nacional da Universidade da Maturidade (UMA),  Dr. Luiz Sinésio Silva Neto, que destacou  que o envelhecimento é uma realidade demográfica, social e individual, ressaltando, ainda,  que no seu entender,  “o envelhecimento da população no mundo é a maior conquista social do século XI”.

Por fim, o palestrante  lembrou que a Universidade da Maturidade conta com três polos no município de Tocantínia, inclusive, com o primeiro polo indígena do Brasil,  e explicou que trata-se de um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e segundo ele,   é uma fábrica de desejos e de sonhos. “Digo isso porque vi pessoas que entraram pelas portas da UMA carregando em si o peso da invisibilidade que muitas vezes é imposta pela sociedade, com o passar do tempo, o invisível se tornou o símbolo de luta, vigor e que hoje se encontra  com  um diploma   expedido por uma Universidade”, ressaltou o coordenador.

Mais atividades

Mestre em Educação, a professora Márcia Flausino, esteve na Escola Municipal Ana Alves de Brito, localizada no Povoado Palminha, onde trabalhou com os professores  o tema: “Jogos e dinâmicas que estimulam a leitura, escrita, interpretação e produção textual”.

Já  na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo, a professora  Julienne Silveira, que é Mestre em Letras, fez uma abordagem sobre a tecnologia da informação e comunicação no estímulo à aprendizagem de leitura, escrita, produção e interpretação textual, enquanto que a psicóloga  Judite Elizabeth  abordou o tema:  “Desafio e perspectiva inclusiva na Educação Infantil, tendo como foco os profissionais que atuam   em escolas  urbanas da educação infantil.

Educação infantil e indígena

Também, com  foco nos profissionais das escolas de  educação infantil e indígenas, a professora e  gestora educacional,  Edneis  Rodrigues tratou sobre questões relacionadas ao  planejamento na  educação  infantil e escrituração  de diários, juntamente com a  pedagoga Evelyn Monique Pedagoga.

Educação de qualidade

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que essa jornada pedagógica é mais uma forma de garantir uma Educação pública de qualidade para todos em Tocantínia, incluindo, também, a comunidade indígena  Xerente, atendendo assim, a uma determinação do prefeito Manoel Silvino que não tem medido esforços para buscar mecanismos que possibilitem aos professores da Rede Municipal de Educação fortalecer seus conhecimentos, habilidades e competências, com práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, bem como, resgatando costumes regionais.

Depoimentos

Larissa Rocha, professora da Escola Ana Alves de Brito disse que a Jornada Pedagógica agregou muito para engrandecer a educação do campo, ampliando ainda mais o conhecimento dos nossos professores.

Para  Ana Raquel Brito da Cruz, que atua como coordenadora pedagógica na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, a Jornada Pedagógica tem sua importância, especialmente, por ser uma forma de garantir que os profissionais da educação estejam mais preparados e qualificados em sala de aula. “A temática da tecnologia da informação e comunicação no estímulo aprendizagem de leitura, escrita, produção e interpretação textual, abordada  nesse evento, por exemplo,  se mostrou de extrema utilidade, vez que vivemos numa uma era tecnológica onde não podemos mais deixar os nossos alunos  à margem dos novos conhecimentos tecnológicos”, asseverou a coordenadora.

Assim se expressou  a professora Jacirene Xerente,  da Escola Municipal Simsãri: “Esse momento formativo é de suma importância para os professores indígenas que absorvem novos conhecimentos e trazem suas experiências culturais para partilhar,  voltando às aldeias mais animados e fortalecidos a desenvolver práticas inovadoras de ensino . Eu agradeço a Prefeitura  de Tocantínia e a Secretaria  Municipal de Educação, juntamente com toda equipe da Escola Simsãri por essa oportunidade”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notificação Extra Judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Notificação Extra Judicial

Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão solene em apoio ao Outubro Rosa e à Prevenção do Câncer

Por: Eloina Matos – Ascom Câmara Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Gurupi foi palco de uma sessão solene emocionante em apoio à...

Notificação Extra Judicial

Prefeitura de Gurupi inicia obras de pavimentação asfáltica da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi As obras da 2ª etapa da Via da Integração Governador Siqueira Campos seguem em ritmo acelerado em Gurupi. A...