O professor e poeta André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, tomou posse, na noite de terça-feira, dia 14, na Academia de Letras de Paraíso do Tocantins (ALP), durante concorrida sessão solene realizada no Plenário da Câmara de Vereadores. Goveia passa a integrar o quadro de membros correspondentes daquela instituição.
Essa sessão solene marcou os 10 anos de fundação da APL, que tem como presidente o poeta Toni Ferreira. Ele destacou sobre o papel dessa Academia para o fomento do fazer literário na cidade e disse que se sentia muito gratificado ao constatar importantes conquistas para a cultura paraisense desde a fundação dessa instituição literária até aos dias de hoje.
O presidente também parabenizou o novo integrante da APL. “O professor e poeta André Goveia é mais do que merecedor do nosso reconhecimento e das nossas homenagens. É muito louvável o trabalho que ele desenvolve de incentivo a leitura e a produção textual junto aos alunos das escolas municipais de Tocantínia”
Recepção
O professor André Goveia também foi saudado pelo escritor e acadêmico Dourival Santiago que, em seu discurso de recepção ao novo integrante da APL, disse que o secretário de Educação de Tocantínia destacando não só as qualidades literárias desse autor tocantiniense, mas, também, o seu amor pela educação e pela formação de novos leitores. “O ingresso do professor André Goveia nesta Casa de Letras enriquece ainda mais esta Casa de Letras. Seja bem-vindo, nobre confrade!” asseverou.
Agradecimentos
No seu pronunciamento de posse como o mais novo integrante da Academia de Letras de Paraíso, o professor André Goveia agradeceu pela calorosa acolhida que recebeu e disse que, a partir de agora, aumenta ainda mais a sua responsabilidade como autor tocantinense. “Isso me incentiva cada vez mais a trabalhar para a produção de uma literatura de mais qualidade, comprometida com o despertar da cultura tocantinense”, afirmou.
Goveia aproveito para fazer um agradecimento especial a todos aqueles que o incentivaram a seguir nos caminhos da literatura, citando, dentre outros, sua mãe, Narci Ribeiro de Goveia, e o poeta, ativista cultural e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras e a quem o considera como padrinho literário.
Também agradeceu ao prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, que lhe deu as condições para realizar um bom trabalho na Secretaria Municipal de Educação e que serve de referência para outros municípios. “Convém lembrar que sem o apoio de uma aguerrida equipe de colaboradores não conseguiria realizar um bom trabalho. Minha gratidão a todos”, finalizou.