Por Zacarias Martins
A Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Napoleão Dionísio (União Brasil), que institui a tradicional Cavalgada Ecológica como evento do Patrimônio Cultural do município.
O parlamentar argumenta que a realização desse evento anual em Lagoa da Confusão tem como objetivo o fortalecimento da cultura regional e da promoção do município como referência no tradicionalismo, uma vez que é de extrema importância que seja mantido o roteiro original (desde sua primeira edição 2010/2011) com saída do Assentamento Loroty, com parada para almoço na Aldeia Lankraré ( Krahô-kanela), pouso e janta na Ilha do Formoso e Mata do Formoso, além do grande show à noite. O trajeto na programação ainda inclui o almoço no domingo da Cavalgada, preferencialmente, nas proximidades dos pés de manga, na beira do rio Urubu, e, na sequência, o desfile na cidade de lagoa da Confusão.
O referido evento busca proporcionar a integração entre a comunidade e o tradicionalismo uma vez que envolve uma grande quantidade de pessoas além do grande investimento por parte dos participantes e tropeiros e familiares. Ou seja, é uma evento que abrange a cidade e as localidades circunvizinhas, além de valorizar a cultura local e despertar o espírito cívico pelo município de Lagoa da Confusão” finalizou Napoleão Dionísio