Na manhã de quinta-feira (27), o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, promoveu uma reunião com todos os gestores da Rede Municipal de Educação, para discutirem estratégias de prevenção nas escolas em razão dos últimos fatos de violência contra alunos ocorridos no país, dentro de unidades de ensino.
Também participou dessa reunião, o Major PM Hallin Brito, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM), com sede na cidade de Miracema do Tocantins, da qual, abrange, também, o município de Tocantínia. Ele estava acompanhado pelo Tenente Jardeilton Leão e pelo Cabo Ismailson Feitosa.
De acordo com o secretário André Goveia, essa reunião foi muito produtiva, pois além de discutir sobre as ações que já vêm sendo realizadas para garantir a segurança nas escolas.
Na reunião, o Comandante Major Hallin Brito, apresentou orientações aos diretores quanto à prevenção de ações de violência, destacando a importância do trabalho multidisciplinar, acompanhamento do comportamento dos alunos, segurança física das instalações, controle de acesso (muros, portões, alarmes) e monitoramento das imagens.
O Comandante também solicitou que os diretores orientem professores e alunos sobre a não propagação de insegurança, evitando o encaminhamento de vídeos sem procedência, a exibição de imagens de ações violentas ocorridas em outras escolas e a divulgação de informações não confirmadas, notícias sem fundamento ou informações imprecisas. “A desinformação afeta a confiança nas instituições, distorce a realidade e coloca em risco direitos fundamentais dos cidadãos, podendo até constituir um ilícito penal”, destacou o Comandante da 6ª CIPM.