Gabriela Santos/Governo do Tocantins- 09.05.2022
Com o intuito de informar os adolescentes sobre políticas socioeducativas e prevenção de atos infracionais, agentes socioeducativos do Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip) Sul promoveram palestras informativas com o tema “Conversando sobre o Sistema Socioeducativo” na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, nesta segunda-feira, 09.
As palestras foram ministradas para alunos no período matutino, vespertino e noturno, atendendo todos os turnos da Escola, totalizando a participação de mais de 400 estudantes com idades de 12 a 18 anos.
Ministradas pelo chefe de segurança da Unidade, Marcos Vinícius Rodrigues, as palestras versaram sobre os atendimentos prestados aos adolescentes em conflito com a lei, explicando o que é um ato infracional e os contextos da criminalidade. “Um dos nossos principais objetivos é realizar a socioeducacão de forma preventiva, levando o Sistema Socioeducativo para a sociedade, por meio das escolas, de forma que o adolescente possa conhecer as responsabilizações para os atos infracionais, segundo a lei”, explicou.
A diretora da Escola Estadual, Antônia Euzelia de Freitas, falou sobre a importância de falar sobre o tema na rede estadual de ensino. “Sabemos que educação tem papel transformador na vida dos nossos jovens, quanto maior o conhecimento, melhor o enriquecimento dos nossos cidadãos”, frisou.
Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins