O evento visa discutir e levantar as necessidades identificadas em cada região do país, levantando novas soluções para a Saúde dos anos de 2024 a 2027
Bruno Lacerda/ Estado do Tocantins
A Secretaria da Saúde de Estado da Saúde (SES-TO) enviou representantes para o ‘Encontro Nacional do Trabalho e Educação na Saúde do SUS’ que está sendo realizado de 21 a 23 de março, em Brasília. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em conjunto a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e tem como objetivo discutir e levantar as necessidades identificadas em cada região do país, levantando novas soluções para a Saúde dos anos de 2024 a 2027.
A temática discutida teve como objetivo promover o alinhamento das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Outro dos tópicos abordados foi sobre a importância de valorizar os trabalhadores da saúde, pelos eixos da gestão e regulação do trabalho e pela educação na saúde.
Segundo o gerente de Regulação do Trabalho, da SES-TO, Tiago Silva, “o evento foi de extrema importância para o direcionamento dos trabalhos que a Secretaria vem implementando e pretendemos desenvolver no Tocantins, junto aos trabalhadores do SUS, uma vez que a SGTES propõe apoio institucional para construção de forma ascendente, pelo controle social, município e estado, estratégias que contribuir para a melhoria e qualificação das ações na área de gestão do trabalho e da educação na saúde”, complementa o gerente.
“Este é um momento de retomada para estabelecer as diretrizes de qualificação dos trabalhadores da Saúde. É vital neste momento um máximo alinhamento com as demais esferas da pasta para que no futuro venhamos alcançar grande eficácia no trabalho realizado” esclareceu a diretora da Escola Tocantinense do SUS (ETSUS), Fabíola Sandini.