A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é uma das três vencedoras do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 9, pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Também foram agraciados o Governo do Estado de Alagoas e a Escola Especial Favo de Mel (RJ).
O prêmio é conferido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora a três indivíduos ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em 24 de outubro.
Emocionado, o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, expressou sua alegria ao ver o projeto tocantinense sendo reconhecido a nível nacional: “É uma emoção imensa. É gratificante celebrar essa vitória, que não pertence somente a nós, mas sim a todos os mais de seis mil e quinhentos idosos que já se formaram na UMA, bem como a todo o Tocantins, que foi pioneiro na promoção da inclusão e desenvolvimento social por meio da educação”, afirmou.
A UMA concorreu por indicação do deputado federal Ricardo Ayres e teve apoio parlamentar da senadora Professora Dorinha e dos deputados Carlos Gaguim e Eli Borges.
Quem foi Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros e o fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG) em 1922, formou-se na Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946.
Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com várias tribos indígenas. Ele foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implementou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até seu falecimento em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.