Ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, sendo agraciado com a Comenda Bernardo Sayão, pelo então prefeito de Gurupi, Laurez Moreira
O Tocantins perdeu hoje um de seus maiores líderes políticos. O ex-governador, José Wilson Siqueira Campos faleceu nesta terça-feira, 4, em Palmas. Neste momento de dor e luto, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestou sua última homenagem ao amigo e companheiro de lutas.
“Siqueira Campos deixa um legado inestimável não só para o Tocantins, este estado que ele lutou tanto para a sua criação, mas para todo o Brasil. Sua trajetória política traz incansáveis lutas em prol da construção de um estado melhor. A minha eterna gratidão a esse homem que iniciou a história do nosso Tocantins e quis vê-lo prosperar como de fato prosperou. É este o desejo que temos que manter vivo em nossos corações. E devemos ainda lutar para que esta prosperidade tão sonhada seja, efetivamente, alcançada e espargida a todos que vivem nesta terra”, declarou o vice-governador Laurez Moreira.
Conhecido como um dos criadores do Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos dedicou sua vida à causa pública. Para Laurez Moreira, a partida do ex-governador deixa uma grande lacuna na política tocantinense. Pois, segundo ele, “Siqueira Campos foi um líder visionário. Sua dedicação, determinação e paixão pelo nosso Estado inspiraram muitos tocantinenses a se engajarem na construção de um futuro melhor”, frisou.
Por fim, o vice-governador Laurez Moreira expressou sua solidariedade aos familiares e amigos de Siqueira Campos. “Com grande pesar, lamentamos a morte do nosso querido ex-governador. Perdemos um grande líder e um amigo. Sua trajetória de vida nos ensinou muito sobre dedicação, determinação e amor pelo nosso Estado. Mesmo com sua partida, seu legado permanecerá vivo em nossos corações, nos inspirando a seguir em frente e a lutar pelos ideais que ele tanto defendeu. Peço ao nosso Bom Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos. A história de vida do ex-governador permanecerá viva em nossos corações. Agradecemos por todos os valorosos ensinamentos e, por tudo que fez pelo nosso Tocantins. O nosso fraternal abraço ao ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, irmãos e demais familiares”, finalizou.
Breve história
Natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, popularmente conhecido como Siqueira Campos, nasceu em 1° de agosto de 1928. Filho do mestre Pacífico Siqueira Campos – que tinha a profissão de seleiro e sapateiro – e de dona Regina Siqueira Campos. Veio para o norte goiano em 1960. Em Colinas, se elegeu vereador em 1965. Em 1971, se elegeu deputado federal, quando então representou o Tocantins na luta separatista. Chegou a fazer 98 horas de greve de fome, em Brasília.
Foi eleito governador do Tocantins, pela primeira vez, com 60 anos. Governou o estado por quatro mandatos. Seu último cargo político foi de senador da República.
Outra luta importante foi a criação de Palmas, capital do Estado. A última capital planejada do Brasil, fundada em 1989, hoje com mais de 330 mil habitantes.
Siqueira Campos, além de político, foi agricultor, pecuarista e empresário.
Laurez Moreira prestou suas condolências aos familiares, amigos e admiradores do ex-governador, Siqueira Campos – Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
O vice-governador Laurez Moreira ressaltou sua admiração pela trajetória política e de trabalho em prol do Tocantins – Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins
A Comenda Bernardo Sayão, entregue ao ex-governador Siqueira Campos, homenageia pessoas com destaque na história do Tocantins, e com relevantes serviços prestados à população do Estado – Foto: Marcos Veloso/Governo do Tocantins
Laurez Moreira agradeceu por todos os valorosos ensinamentos e por tudo que Siqueira Campos fez pelo Tocantins – Foto: Marcos Veloso/Governo do Tocantins
Para o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, a partida do ex-governador Siqueira Campos deixa uma grande lacuna na política tocantinense – Foto: Bruno Maia/Governo do Tocantins.