Por Zacarias Martins
De Porto Franco, cidade simpática localizada nas barrancas do rio Tocantins, no sul do Maranhão, o escritor Cândido Bastos Filho, decano da ALAPOFRAN – Academia de Letras e Artes de Porto Franco, traz a lume a obra “Contos diversos – Histórias, memórias e poesias”, sob a égide da Marco Zero Editora.
Reflexões
Nesta obra, o autor busca compartilhar um pouco da sua trajetória e as reflexões que o levaram a explorar os temas ali contidos de forma lúdica e irisada, convido-nos a mergulhar em uma narrativa envolvente e, ao mesmo tempo, nos propiciando a reavivar a esperança e a crença no bem, transformando nosso olhar sobre a vida e o próximo.
Emoções
Para o Professor Doutor Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves Araújo, Vice-Reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFRNT), é impossível não se emocionar ao encontrar na obra de Bastos, a leveza do humor, a firmeza dos valores, a beleza das lembranças e a esperança que se renova, mesmo em meio às perdas e dores. “Seu olhar sobre a vida é profundamente humano e por isso, profundamente divino”, destaca.
Perfil do autor
Cândido Bastos Filho cursou Contabilidade e Magistério e atuou em cargos públicos como tesoureiro e secretário na Prefeitura e Câmara Municipal de Porto Franco, bem como, no Cartório local, tornando-se escrivão titular de 1991 a 2010. O livro “Histórias de quem conta contos” (2015), marcou a sua estreia no universo da literatura.