quinta-feira, 19 setembro, 2024

Escolas apostam em aula campo para falar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente

Escolas apostam em aula campo para falar sobre a necessidade de preservação do meio ambient

Alunos da Escola de Santa Tereza visitam córrego
CEM Tiradentes promove palestra sobre tráfico de animais silvestres

Foram realizadas diversas atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente, cuja programação vai até o dia 10

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

As escolas estaduais estão realizando diversas atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente e na programação consta visita a pontos turísticos, a córregos, palestras, exibição de filmes e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes.

No Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, a programação vai até a sexta-feira, 10. A professora Juliana Girardello Kern explicou que a escola promoveu palestras, estudos e pesquisas, e os estudantes atuaram como protagonistas do conhecimento e estão produzindo um curta-metragem, que será compartilhado nas redes sociais da instituição de ensino. Também está sendo elaborada uma mostra de desenhos e fotografias com o tema meio ambiente e o bioma cerrado.

Os conteúdos sobre o meio ambiente estão sendo desenvolvidos pelos professores das disciplinas eletivas, e entre os temas abordados estão o descarte correto de produtos como medicamentos vencidos, o tráfico de animais silvestres e o cultivo de plantas por meio da hidroponia. Na próxima quinta-feira, 9, pela manhã, haverá plantio de mudas.

Visita a sítios arqueológicos

Além dos temas abordados em sala de aula, a equipe do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado, promoveu uma aula campo, realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Lajeado, com visitas ao sítio Caititu, ao Morro do Leão e à Usina Hidrelétrica do Lajeado, localizada no Ribeirão Lajeado.

Os estudantes Rafael Sodré e Dayelle Pereira ressaltaram que na aula prática a aprendizagem é mais dinâmica. “Foi uma experiência rica, conhecemos um local que tem as figuras rupestres, moramos no município e não conhecíamos”, frisou Rafael. A aluna Dayelle também destacou a importância da atividade. “Foi uma experiência marcante porque passamos a ter um maior compromisso com a preservação do meio ambiente”, comentou.

O professor Raimundo Oliveira, geógrafo e coordenador da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da escola, enfatizou o significado da ação. “A nossa reflexão com os estudantes é sobre quem contribui com a sustentabilidade. E a partir desse questionamento foram trabalhadas várias ações em sala de aula, por meio das quais, os professores orientaram os alunos sobre a importância da educação ambiental. O intuito é formar e promover novas atitudes com relação ao meio ambiente e também uma consciência ecológica”, comentou o professor Raimundo. Além do aspecto histórico, os alunos aprenderam sobre a fauna e a flora da região.

Visita ao córrego Santa Tereza

Os estudantes do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, localizada em Santa Tereza do Tocantins, promoveram várias ações, entre elas, uma visita ao córrego da cidade com o objetivo de conhecer a sua importância para o município. A escola também exibiu um documentário sobre o lixo e foram confeccionados cartazes que retratam atitudes sobre a preservação.

A professora de Geografia Neilane Tavares ressaltou a importância de se dedicar aos estudos sobre a natureza. “Evidenciar a importância de se comemorar a semana do meio ambiente é muito importante para nós. Sabemos que a natureza tudo nos dar, mas precisamos ter ciência que seus recursos são finitos. Então utilizamos dessa data para sensibilizar e alertar nossos alunos e a comunidade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, pois devemos cuidar hoje para não faltar amanhã”, afirmou a professora.

A estudante Ana Maria da Silva Brito, aluna da 2° série do Ensino Médio, participou da aula campo e fala de sua relevância para a aprendizagem. “Fizemos uma expedição ao córrego de Santa Tereza que está localizado próximo à escola, e promovemos reflexões sobre a sua importância para a comunidade, observarmos a vegetação, a flora, o valor da biodiversidade aquática que contribui para a preservação. Também estudamos sobre as erosões e como fazer o seu controle e sobre as possíveis situações de enchentes”, comentou a estudante Ana Maria.

Data

O dia 5 de junho foi escolhido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como Dia Mundial do Meio Ambiente, em homenagem ao dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e na ocasião, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Fotos: divulgação

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arquivos relacionados

Zenaide Dias aliada de Josi Nunes, assume diretoria do Pronto em Gurupi no lugar de Márcia Ponce, aliada de Laurez

Na noite desta quarta-feira, 18, o Diário Oficial anunciou a exoneração de Márcia Maria Ponce da diretoria do Pronto Atendimento. Zenaide, que ocupava o...

Prefeita Josi Nunes se reúne com entidades, empresários e Ecovias para definir acessos nos trevos de Gurupi

Na tarde desta terça-feira, 17, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, realizou uma reunião com a Ecovias Araguaia, representantes da Associação Comercial e Industrial...

Telas em Cena recebe Sérgio de Carvalho, diretor de Noites Alienígenas e Alexandre Lopes, programador da Downtown Filmes

Com foco na formação cinematográfica e em eventos de mercado, o projeto Telas em Cena recebe o premiado diretor Sérgio de Carvalho, de Noites...

Registro históricos de Tocantinópolis na obra do escritor João Joviano de Medeiros Neto

Por Zacarias Martins – Foto: Divulgação Numa publicação da Ideia Editora, o escritor João Joviano de Medeiros Neto, traz à lume o livro “Tocantinópolis –...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui