Por Leontina Martins
Na quarta-feira (09), em Tocantínia, foi realizada uma edição da Feira do Sistema Monetário, tendo como público-alvo os alunos das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) 2022, com a culminância dos conhecimentos e aprendizados do sistema monetário brasileiro trabalhados em sala de aula da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz.
Os alunos trouxeram itens de suas casas como, bolos, abóbora, mandioca, e alguns outros objetos que puderam compartilhar com seus colegas. A feira tinha o principal objetivo de assimilar os conhecimentos com a prática dos estudos em sala de aula.
O sucesso foi tanto, que mesmo com a simplicidade dessa iniciativa, já surgiram novas ideias para culminância e consolidação com os objetos de conhecimento trabalhados nas aulas.
O aluno Joel Vieira Curcino, afirmou que o aprendizado em sala de aula serviu de base para colocar em prática no seu trabalho. Ele é autônomo e acredita que tudo que aprendeu será uma importante ferramenta para a valorização do seu trabalho.
Ele destaca que aprendeu, dentre outas coisas, sobre a importância do investimento na propaganda para auxiliar no sucesso do seu negócio, e disse que já está esperando a culminância do próximo projeto para ampliar os seus conhecimentos.
Por sua vez, o aluno Viturino Xerente, que trouxe aboboras para a feira e voltou com uma linda garrafa da Tupperware, também externou sua satisfação em ter participado dessa iniciativa da escola.
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destaca que os professores da EJA têm buscado diariamente a diversificação das metodologias, facilitando a fixação do aprendizado, trazendo a realidade de mundo para sala de aula, alcançando os alunos nas suas especificidades.