Para participar da seleção de fornecedores, agricultores de Gurupi e região precisavam providenciar a documentação necessária, apresentar alvarás sanitários e comprovar capacidade de fornecer os produtos levando em consideração a sazonalidade da safra.
Presenças
Na audiência realizada no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza participou Valéria Maria Melo, representando o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). “O Ruraltins é um órgão que tem um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento da Agricultura Familiar, desde o mais simples emissor da DAP como promotor em facilitar o acesso ao crédito e assistência técnica dentro das diferentes atividades produtivas. Lembramos sempre que a Declaração Anual de Aptidão (DAP) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é um documento em que o produtor rural pode acessar as diferentes políticas públicas, e que serve para identificar quem é agricultor familiar”, disse.
Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, falou sobre o empenho que vem sendo feito pelo município de Gurupi para ampliar a capacidade de aquisição dos produtos cultivados pela agricultura familiar da região. “Estamos aqui neste evento em nome da Prefeita, Josi Nunes e para fortalecer essa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a SEMEG e os produtores da agricultura familiar. Percebemos que cada vez mais ela vai se consolidando, e vamos cada vez mais nos fortalecendo nessa posição de fornecedores de produtos do campo para merenda escolar, que foi uma bandeira que levantamos desde o primeiro dia de administração de Josi Nunes, e nosso trabalho é incansável no sentido de ampliar cada vez mais esse espaço podendo fornecer não apenas os 30% conforme a lei determina, mas chegar a um ponto em que possamos comprar bem mais que esse percentual”, pontuou.
O gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes reforçou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, a de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente o Ruraltins e a Agricultura Familiar nesse processo de aquisição dos produtos para merenda escolar do município. “Esse cuidado que temos com o produtor da agricultura familiar é fantástico, somos todos parceiros e valorizamos o trabalho sempre pensando no bem estar e na promoção individual de cada um que tem esse trabalho tão honrado com a terra”, avaliou o Secretário. Os produtos fornecidos serão destinados a atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).