Por Leilane Macedo – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
Representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada estão reunidos durante o Primeiro Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2021-2024 de Gurupi, que acontece nesta terça-feira, 28.
O evento é realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher com as Secretarias Municipais de Saúde e da Educação; e com o apoio de várias entidades ligadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A articuladora municipal do Selo Unicef, Maria José Leite, afirma que o Fórum busca discutir ações voltadas às políticas em prol das crianças e adolescentes. “O foco é garantir de fato que aquelas ações que já são implementadas no município sejam executadas, com um olhar direcionado. No Fórum a gente discute a nossa realidade e depois fazer o plano de ação para executar durante estes 04 anos”, declarou Maria José.
“As cidades que aderem ao Selo Unicef vem tendo uma representatividade muito grande em prol das crianças e adolescentes, em todos os sentidos. Tudo isso em prol das políticas públicas e buscando melhorar e dar condições de desenvolvimento digno às nossas crianças e adolescentes. É esse o foco da nossa gestão humanizada. E por determinação da nossa Prefeita, a prioridade é fortalecer estas políticas públicas para que cada vez mais possamos garantir os direitos das crianças e adolescentes”, destacou o secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Valdeci Júnior.
Durante o Fórum aconteceu a apresentação da Metodologia do Selo Unicef Edição 2021-2024, que foi conduzida pela Diretora Executiva da Project, Marciane Campos. Também foram discutidos os quatro eixos principais do evento, que são: Educação, Saúde, Assistência Social e Participação Social.
Presente no Primeiro Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2021-2024, o Vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, que representou a Prefeita Josi Nunes, destacou a importância destas ações serem realmente efetivadas na cidade. “O Selo Unicef é importante. É importante sim que o município se prepare, que possa estar totalmente legalizado dentro do Selo Unicef, e nós trabalhamos em ações que busquem garantir os direitos das crianças e adolescentes em todas as áreas, para que eles possam ter garantidos os seus direitos básicos e com toda a proteção que necessitam”, frisou o Vice-prefeito.
Presenças
Prestigiaram o Primeiro Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2021-2024 de Gurupi a Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Marquilha Resplandes, que representou o Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes; a representante do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Silvana Rodrigues; a mobilizadora da Saúde, Emiliana Cruz, que representou o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes; o Diretor Municipal de Juventude e Esportes, Paulo Magalhães; a representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – Nuca, Tabita Vieira da Silva; e o Procurador da Fundação UnirG, Declieux Júnior, representando o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.