Na próxima quarta-feira, 18, e na quinta, 19, será realizado no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação (IFTO), campus de Gurupi, o 1º Seminário de Políticas Culturais da Região Sul do Tocantins.
A abertura oficial do evento está prevista para acontecer às 19 horas e seguirá com uma movimentada programação durante o dia seguinte, com a apresentação do Comitê de Cultura, realização de oficinas e apresentações artísticas, bem como, a exibição de um curta-metragem.
A inscrição para esse evento é gratuita e podem participar produtores culturais com atuação na região sul do Estado, dirigentes de órgãos públicos de cultura, bem como, estudantes e representantes de entidades educacionais e o público em geral.
Zacarias Martins, Adriana Chaves, Maria do Socorro e Marília Pokwyj Krahô, buscando novas alternativas para o fomento cultural nas regiões sul e sudeste do Estado (Foto: Lettícia Japiassú)
Planejamento
Para discutir as principais linhas de atuação que serão implementadas pelo Comitê de Cultura do Tocantins nas regiões sul e sudeste do Estado, aconteceu pela manhã deste sábado, 15, uma reunião com os representantes do órgão em Gurupi.
De acordo com Maria do Socorro de Sousa. coordenadora regional do Comitê de Cultura para as regiões sul e sudeste do Tocantins, esse seminário busca levar informações sobre os objetivos e metas desse órgão, especialmente, aquelas relacionadas à democratização do acesso às políticas públicas de cultura no âmbito nacional, e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC) como agregador de relações com os estados e municípios, tendo foco no desenvolvimento da cultura em todo território nacional.
“Trata-se de uma relevante iniciativa que tem por objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC), concluiu Socorro.
Sobre o Comitê
O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.