Com foco na formação cinematográfica e em eventos de mercado, o projeto Telas em Cena recebe o premiado diretor Sérgio de Carvalho, de Noites Alienígenas; Alexandre Lopes programador da Downtown Filmes e Sandro Vales do departamento de trade da distribuidora para um bate-papo sobre premiação e distribuição de filmes brasileiros. O evento acontece no próximo dia 20 de setembro, às 19h15 no Cine Cultura Sala Sinhozinho, com entrada gratuita.
3º Edição do Telas em Cena
Nesta edição foram convidados cineastas, produtores, atrizes e atores, distribuidoras de filmes para mostrar um panorama das mais recentes produções nacionais e seus desafios. Todas as sessões e bate-papos serão realizados no Cine Cultura Sala Sinhozinho, uma parceria entre Fundação Cultural de Palmas e Instituto Social do Tocantins.
O projeto é uma realização do Instituto Social do Tocantins, por meio do edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Convidados
Sérgio de Carvalho é o diretor do longa-metragem “Noites Alienígenas”, que foi o grande vencedor do 50º Festival de Gramado, além de receber diversos prêmios em outros festivais. Formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, mudou-se para o Acre, na Amazônia brasileira, há mais de 20 anos, onde fundou a Saci Filmes. Sua produtora é focada em produções que celebram e refletem a identidade amazônica e de seus povos.
Além de “Noites Alienígenas”, Sérgio dirigiu o documentário “Empate”, que retrata os companheiros do líder seringueiro Chico Mendes. Também produziu “Bimi Shu Ikaya”, um documentário dirigido por Isaka e Gilson Huni Kuin, que foi premiado como melhor filme no Fórum Doc de Belo Horizonte e no Festival do Cinema Livre em Brasília. No campo das séries de TV, ele é responsável por “Nokun Txai – Nossos Txais”, que explora as culturas indígenas do Acre; “O Olhar Que Vem de Dentro”, focada nas religiões brasileiras sob a perspectiva infantil; e “Alimentando a Alma”, que une culinária e espiritualidade.
Sérgio também é o idealizador e diretor artístico do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira desde 2010, com foco no cinema latino-americano. Além disso, ele tem contribuído com a produção de curtas-metragens em animação, como “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó”, baseado em um mito de criação da cultura Yawanawa, e “Saba”, que conta a história de um seringueiro em defesa da floresta.
Alexandre Lopes, iniciou sua trajetória profissional na Downtown Filmes em 2014, integrando a equipe de programação. Atualmente, ocupa o cargo de gerente de programação, sendo responsável por todo o departamento.
Ao longo de sua carreira participou da distribuição de inúmeros sucessos do cinema nacional, destacando-se: “Minha Vida em Marte”, “De Pernas Pro Ar 2”, “Minha Mãe é uma Peça 2 e 3”, “Até Que a Sorte nos Separe 2 e 3”, “Mussum, O Filmis”, “Os Farofeiros 1 e 2”, entre outros. Recentemente, lançado em março de 2024, o filme “Os Farofeiros 2” atingiu quase dois milhões de espectadores, posicionando-se como o 2º filme nacional mais assistido do ano até o momento.
Sob sua gestão, o filme “Minha Mãe é uma Peça 3” alcançou a maior bilheteria da história do cinema brasileiro, com uma arrecadação de mais de 181 milhões de reais, e foi lançado em mais de 2.100 salas com público de quase 12 milhões de pessoas.
A Downtown Filmes, onde atua, lidera o ranking de distribuidoras de produções nacionais, sendo responsável por mais de 50% dos ingressos de filmes brasileiros vendidos no país.
“Receber o Sérgio de Carvalho e Alexandre Lopes para um bate-papo sobre premiação, produção e distribuição de filmes no Brasil, sem dúvidas é uma grande oportunidade para aqueles que estão pensando em como alcançar o público com suas produções. O Telas em Cena vem contribuir de forma considerável neste processo de formação para o audiovisual tocantinense. ” Fala do idealizador do Telas em Cena, Nival Correia.
Telas em Cena
19h15- Exibição do filme Noites Alienígenas, Sérgio de Carvalho
Bate-papo: Produção e distribuição – A trajetória dos filmes de sucesso.
Presença de Sérgio de Carvalho, diretor de Noites Alienígenas e Alexandre Lopes, programador da Downtown Filmes e Sandro Vales do departamento de trade da distribuidora.
Mediação: Nival Correia
Data: 20 de setembro